Prefeitura de Nova Era pretende construir nova ponte no local em que a antiga desabou

Um projeto de lei sobre o tema foi enviado à Câmara Municipal na manhã de hoje

Prefeitura de Nova Era pretende construir nova ponte no local em que a antiga desabou
Ponte Pênsil não resistiu à força das águas e teve parte da sua estrutura rompida. Foto: Internauta via whatsapp

Por volta das 22h do último domingo (9), parte da Ponte Pênsil, que conecta os bairros Castelo e Sagrada Família, em Nova Era, desabou. No entanto, já está no radar da Prefeitura a construção de uma nova ponte no local. A informação foi dada em primeira mão pelo prefeito da cidade, Txai Costa (Rede), à DeFato Online.

Na manhã de hoje (11), o executivo municipal nova-erense enviou à Câmara dos Vereadores um projeto de lei relativo à construção da nova estrutura, cujo nome ainda não foi definido. A obra seria voltada a veículos e pedestres, ao contrário da Ponte Pênsil, que permitia apenas o trânsito de pessoas. Segundo Txai, tudo já está bem encaminhado para o início da construção, restando somente o aval do legislativo.

“Seria para veículos e pedestres (a nova ponte). O dinheiro já se encontra no caixa, vai depender mesmo apenas da autorização legislativa para gente iniciar o projeto o mais rápido possível”, detalhou à DeFato.

A obra poderia, inclusive, suprir uma demanda criada após o desabamento da antiga estrutura. Neste momento, a única forma de vários moradores conseguirem acesso a serviços básicos da cidade é fazer uma complexa rota pela BR-381.

“Lá (Ponte Pênsil) não está ilhado. Tem o acesso, mas o acesso é bem longe, porque depende da gente dar a volta pela BR-381, e a BR-381 às vezes está com acidente, ou está interditada. Então não é fácil contar com a 381. Mas, no momento, o único acesso que eles têm para mudar de lado da cidade, por exemplo, para acessar o fórum, acessar serviços fundamentais, é passar por uma ponte que passa no Rio Piracicaba na BR-381. E aí dá uma volta danada”, conclui.

ponte Nova Era
Txai é filiado ao Rede e foi eleito prefeito de Nova Era em 2020. Foto: Arquivo DeFato

Entenda o caso

No domingo (9), a Ponte Pênsil, que interliga os bairros Castelo e Sagrada Família, em Nova Era, cedeu com a força das águas. Voltada apenas à passagem de pedestres, a estrutura teve uma de suas hastes rompida.

Apesar do susto, a queda de parte da ponte não deixou feridos, apenas danos materiais. Àquela altura, como a área estava bastante alagada e a correnteza muito forte, o local se encontrava inacessível, ao contrário de hoje.

MAIS NOTÍCIAS