Prefeitura de Ouro Preto articula chegada de rede hoteleira portuguesa ao município
Negócio está sendo efetivado nesta quinta-feira
A quinta-feira (18) tem sido de novidades para a população de Ouro Preto. A Prefeitura Municipal está efetivando hoje a chegada de uma unidade da rede de hotéis portuguesa Vila Galé. O negócio, iniciado no ano passado, proporcionará maior desenvolvimento econômico, turístico e social, principalmente, para o distrito de Cachoeira do Campo, oferecendo mais emprego e renda. Um protocolo de intenções está sendo assinado pelo município e a empresa.
No ano passado, a rede de hotéis Vila Galé avaliou algumas cidades com o intuito de instalar uma nova unidade em Minas Gerais. Em novembro, o presidente da hotelaria portuguesa, Jorge Rabelo de Almeida, visitou Ouro Preto e Brumadinho. No município ouro-pretano, ele conheceu o Colégio Dom Bosco, acompanhado de representantes do Grupo Salesianos, gestor do prédio.
Angelo Oswaldo (PV), prefeito de Ouro Preto, acompanhou a visita da empresa e exaltou a experiência vitoriosa do grupo Vila Galé. Além disso, ele afirma que o novo empreendimento certamente será um sucesso.
“Ouro Preto e Cachoeira do Campo aguardavam com grande ansiedade uma definição sobre o imenso edifício que já foi quartel e colégio. Agora, com um super-hotel de bandeira internacional, comemoramos a conquista que trará benefícios para toda a região e para o Estado. Graças à soma de esforços entre o governo mineiro, os Salesianos e a Prefeitura, teremos um polo internacional de turismo em Cachoeira do Campo”, disse.
O presidente da Vila Galé, Jorge Rabelo de Almeida, em entrevista ao Jornal Diário do Comércio, afirmou que havia visto muitas imagens da cidade. Porém, ao conhecer Ouro Preto pessoalmente, ficou comovido. “Fomos muito bem recebidos em Inhotim e maravilhosamente recebidos em Ouro Preto. Visitamos várias áreas para avaliar o que será feito”, revelou.
Já Felipe Guerra, secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, enfatizou o ganho econômico e social trazido ao muicípio por meio da vinda de uma rede internacional de hotéis.
“Recebemos o presidente do grupo e sua equipe técnica e mostramos alguns espaços na sede e nos distritos, acompanhados de representantes da Secult e do Invest Minas. Posteriormente, fomos informados do acordo do Grupo Vila Galé e Salesianos para ocupação do antigo Colégio Bom Bosco em Cachoeira do Campo”, conta o secretário.
Guerra ainda ressalta que, em sua visita a Ouro Preto, o Grupo Vila Galé deixou bem claro que o modelo de hotel que será implantado na cidade será o histórico, respeitando e preservando o patrimônio, e não o resort, como no nordeste, região em que a marca também possui empreendimentos. “A proposta é que seja no mesmo padrão de Portugal, de cunho histórico e cultural, respeitando a história do antigo quartel e Colégio Bom Bosco”.
O secretário de Cultura e Turismo, Flávio Malta, disse que é muito importante para o município receber uma rede de hotéis como o Vila Galé, com a bandeira internacional.
“Depois de várias visitas, o Grupo concluiu que o ideal seria instalar o hotel no antigo quartel, em Cachoeira do Campo, com uma estrutura de grande porte. Com entusiasmo, nós esperamos que a geração de emprego e renda favoreça ainda mais o fortalecimento do turismo em Ouro Preto”.
No total, a rede hoteleira Vila Galé possui 37 unidades, sendo dez no Brasil e 27 em Portugal. Há 20 anos, o primeiro hotel foi inaugurado em solo brasileiro, em Fortaleza e, a última unidade do grupo no Brasil foi o Vila Galé Alagoas, inaugurado em agosto de 2022. Um investimento de R$ 150 milhões que proporcionou a criação de 350 novos postos de trabalho.
*Com informações da Prefeitura Municipal de Ouro Preto