Site icon DeFato Online

Prefeitura de São Gonçalo promove diversas ações de apoio para a população

Prefeitura de São Gonçalo promove ações à população

Foto: Divulgação/Prefeitura de São Gonçalo

A criação de Pontos de Apoio que buscam atender melhor a população é uma ação que deverá auxiliar a população de áreas mais distantes do centro urbano. São Gonçalo do Rio Abaixo é uma cidade com grande extensão territorial, sendo a terceira maior cidade da região. Portanto, os Pontos de Apoio foram criados em localidades estratégicas na cidade, para atender com melhor logística essas populações.

Em setembro de 2021 foi criado o Ponto de Apoio na localidade de Ponte Coronel que atende a toda a região. Já foram realizados centenas de atendimentos diretos e indiretos nesta central, os quais são repassados às secretarias responsáveis. 

Outro Ponto é o da localidade de Vargem Alegre, instalado em outubro de 2021 e que atua nas mesmas frentes, já tendo realizado cerca de 45 atendimentos.   

Os Pontos, contam com maquinários (como pá carregadeira, retroescavadeira patrol e caminhões caçamba) e atendem a população em diversas áreas e necessidades – como manutenção de vias, abastecimento de água, entre outras solicitações – por meio da requisição aos setores responsáveis.

Produtores rurais 

Por meio da Secretaria de Agricultura da Prefeitura, o município realiza o serviço de aração e assistência técnica aos pequenos produtores rurais para o plantio. Como as últimas semanas são período do plantio de feijão, conhecido como “safrinha”, alguns moradores de comunidades como da localidade do Una, estão em pleno trabalho.

Os produtores estimam que plantaram mais de 30 quilos do grão. A agricultura familiar do local sofreu com as cheias de janeiro e perderam a safra de milho. Contudo, agora estão contando com chuvas moderadas para nascer e crescer o alimento.

“Deus mandando chuva – temos esperança de uma boa colheita”, disse a lavradora, Lúcia da Costa Ferreira, 68, que trabalha desde criança na lavoura.

Os produtores esperam boa produção, e parte da mesma é vendida para a merenda das escolas do município, por meio do Programa de Agricultura Familiar.

Exit mobile version