Prefeitura entrega veículo adaptado para transporte porta a porta de deficientes

Usuários do programa Porta a Porta, da Prefeitura de Itabira, passam a contar com um novo veículo para transporte a partir desta quinta-feira, 11 de abril. Em solenidade no estacionamento do Paço Municipal, foi entregue uma van adaptada que substituirá o ônibus atualmente usado no serviço. O automóvel tem espaço para transportar até dois cadeirantes […]

Prefeitura entrega veículo adaptado para transporte porta a porta de deficientes
Veículo foi entregue em solenidade no estacionamento da Prefeitura de Itabira – Foto: Rodrigo Andrade/DeFato|Prefeito Ronaldo Magalhães||Secretária Maria Marli de Oliveira|Luciano Gualberto e Eliana Souza|Aarão Madeira|Novo veículo atenderá o programa Porta a Porta – Foto: Rodrigo Andrade/DeFato
O conteúdo continua após o anúncio


Usuários do programa Porta a Porta, da Prefeitura de Itabira, passam a contar com um novo veículo para transporte a partir desta quinta-feira, 11 de abril. Em solenidade no estacionamento do Paço Municipal, foi entregue uma van adaptada que substituirá o ônibus atualmente usado no serviço. O automóvel tem espaço para transportar até dois cadeirantes e oito pessoas sentadas nas poltronas.

O Porta a Porta funciona em Itabira desde 2014. Trata-se de um serviço para portadores de necessidades especiais no qual os usuários demandam um transporte e são buscados na própria casa para ir trabalhar ou outro compromisso. No início, era realizado pela própria concessionária de transporte coletivo do município. Depois, foi assumido pela Prefeitura, que realizava o projeto até então com um ônibus que antes pertencia à Apae.

“Era algo que a gente já cobrava há algum tempo. No outro veículo não tínhamos possibilidade de entrar com a cadeira motorizada. Isso nos garante maior autonomia”, comentou Luciano Gualberto de Souza, um dos 47 usuários cadastrados no programa Porta a Porta atualmente.

Segundo a secretária de Ação Social, Maria Marli de Oliveira, Itabira é uma das poucas cidades em todo país que cumpre à risca a legislação de transporte daqueles que têm capacidade locomotiva reduzida. Ela afirma que ao entregar um veículo adaptado o município pratica equidade social. “Damos a todos de acordo com o que eles necessitam”, disse a titular da pasta responsável pela manutenção do serviço.

Representantes da Associação Ocupacional e Assistencial dos Deficientes de Itabira (Aoadi), Eliana Souza e Aarão Madeira elogiaram o investimento no Programa Porta a Porta. Segundo eles, o novo veículo permitirá aos deficientes mais acessibilidade. Aarão, que é presidente da entidade, aproveitou a solenidade para cobrar mais atenção à classe. “É um primeiro passo de muitos que ainda têm de ser dados em prol dos deficientes de Itabira”, afirmou.

O prefeito Ronaldo Magalhães concordou com o presidente da Aoadi e disse que realmente Itabira é uma cidade que ainda precisa fazer mais pela acessibilidade. Ele comentou que a intenção do governo é minimizar as dificuldades e oferecer qualidade de vida aos cidadãos. “A entrega deste veículo adaptado era uma reivindicação da Aoadi desde o início do nosso governo. Naquela época estávamos enfrentando sérias dificuldades, realmente não tinha o dinheiro. Hoje, com um pouco de atraso, a gente atende a esse pedido. Nosso compromisso é sempre buscar os projetos e sempre discutir as ações junto à associação”, discursou.

Atualmente, o Porta a Porta realiza 22 atendimentos diários em Itabira e 484 por mês. O serviço funciona de 7h às 23h. O cadastro para o programa é feito no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que funciona na Secretaria de Ação Social. O telefone para contato é 3839-2478.

Novo veículo atenderá o programa Porta a Porta – Foto: Rodrigo Andrade/DeFato

MAIS NOTÍCIAS