Presidente da Câmara articula pedido a Lula para incluir Itabira na rota da indústria de carros elétricos; entenda
Carlin avaliou que a aproximação com Lula é rara e precisa ser aproveitada como “janela política” para pleitear investimentos estruturantes
A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Itabira, marcada para a próxima quinta-feira (11) para a inauguração do Centro de Radioterapia do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), deve ser utilizada como um momento estratégico para as reivindicações locais. A avaliação é do presidente da Câmara Municipal de Itabira, Carlos Henrique da Silva Filho, o Carlin Filho (Solidariedade), que defendeu que o Legislativo aproveite a presença do chefe do Executivo nacional para formalizar um pedido relacionado à mobilidade elétrica.
Segundo ele, todos os parlamentares da Casa devem assinar um ofício coletivo a ser entregue diretamente ao presidente durante o evento. A proposta é solicitar que Itabira seja incluída no radar do governo federal no processo de expansão da indústria de carros elétricos no país. “A Câmara vai fazer um ofício assinado por todos os vereadores, uma vez que o governo federal já tem uma grande parceria com a China e a modernidade caminha para a mobilidade do carro elétrico. O governo está atraindo várias indústrias e algumas já estão em instalação. E a oportunidade… o cavalo arriado só passa uma vez”, afirmou.
Carlin avaliou que a aproximação com Lula é rara e precisa ser aproveitada como “janela política” para pleitear investimentos estruturantes. Ele defende que a contribuição de Itabira para a União, especialmente pela arrecadação gerada pela mineração, deve ser considerada no pedido. “É difícil estar próximo do presidente da República. Vai ser o momento de sensibilizá-lo por tudo que Itabira já contribuiu em termos de tributos na área mineral.”
O vereador reconheceu os desafios para receber um evento industrial dessa magnitude, mas afirmou que o município deve se preparar caso a oportunidade se confirme. “Se não estiver preparada, a gente vai fazer de tudo para preparar”, disse.
Outras pautas serão levadas ao governo federal
Além da mobilidade elétrica, Carlin afirmou que outras reivindicações devem ser incluídas no ofício que será preparado pela Câmara. Entre elas, questões ligadas ao campus da Unifei em Itabira — que dependem de deliberações e aprovações de recursos pelo Ministério da Educação — e demandas na área da saúde, como a regionalização do atendimento hospitalar. “Algumas pautas ainda estão sendo definidas, mas temos questões relacionadas ao campus da Unifei, que precisam do MEC, e outras da saúde. Acho que o momento vai ser bastante estratégico para a gente”, concluiu.