Presidente eleita do Ciscel promete buscar ampliação dos serviços de saúde na região

Cleidileny Chaves também pretende garantir o credenciamento de cirurgias eletivas e outros serviços que ainda não são disponibilizados pelo consórcio

Presidente eleita do Ciscel promete buscar ampliação dos serviços de saúde na região
Eleição do Ciscel – Foto: Divulgação – Instagram @cleidilenychaves

No último dia 27 de novembro, a prefeita de Itambé do Mato Dentro, Cleidileny Aparecida Chaves (PP), foi eleita presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro-Leste (Ciscel). Durante os próximos dois anos, ela assumirá a presidência da associação juntamente com Alcemir Moreira (Cidadania), prefeito de Santa Bárbara, que ocupará a vice-presidência.

Ao assumir a liderança do consórcio, ela também reforçou a importância de trabalhar em parceria com os demais 11 prefeitos dos municípios que compõem o Ciscel — incluindo Itabira. Com o intuito de promover melhorias para a associação, Cleidileny entende que a saúde é um dos pontos principais de todo município, uma vez que é uma pasta bastante delicada e que envolve pessoas em vulnerabilidade.

O desafio de liderar um consórcio regional

O Ciscel é formado por 12 municípios, que juntos possuem uma população estimada de 230.175 habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Itabira, com 117.747 moradores, é o município mais populoso e sede do consórcio. Já o menor é São Sebastião do Rio Preto, com 1.248 habitantes. Itambé do Mato Dentro, liderado por Cleidileny, ocupa o 9º lugar, com 2.175 habitantes. Segundo ela, o município depende dos serviços oferecidos pelo consórcio.

A nova presidente substitui Reinaldo das Dores dos Santos (PSD), então prefeito de Santa Maria de Itabira, que ocupou o cargo anteriormente. A eleição de Cleidileny Chaves ocorreu por aclamação entre os membros do consórcio, mas foi realizada a portas fechadas e sem comunicação à imprensa.

Continuidade e novos projetos

Maurício Guimarães Mendes é o atual secretário-executivo do Ciscel. Cleidileny Chaves destacou que a ideia é que ele continue no cargo. No entanto, a decisão final será tomada em conjunto com os demais prefeitos que fazem parte do consórcio.

A nova liderança, que inclui o vice-presidente eleito Alcemir Moreira (Cidadania), prefeito reeleito de Santa Bárbara, tem como missão ampliar a oferta de serviços de saúde e garantir soluções para gargalos ainda pendentes. “Certamente é uma opção para resolver alguns gargalos hoje parados”, concluiu Cleidileny Aparecida, referindo-se a propostas em discussão, como a realização de consultas por videoconferência, que ainda aguardam implementação.

Galeria de Fotos