Belo Horizonte completa 127 anos; saiba as curiosidades da capital mineira

BH só passou a ser capital de Minas Gerais em 1897

Belo Horizonte completa 127 anos; saiba as curiosidades da capital mineira
(Foto: Arquivo/Breno Pataro/PBH)

Belo Horizonte, a capital dos mineiros, completa 127 anos nesta quinta-feira (12) e repleta de histórias e curiosidades. BH só se tornou capital de Minas Gerais em 1891, quando o Presidente do Estado, Augusto de Lima, determinou – por decreto – a transferência da capital, que era Ouro Preto, para um lugar que oferecesse condições precisas de higiene. A nova capital foi inaugurada em 12 de dezembro de 1897, mesmo ainda em obras, e com o plano apenas parcialmente implementado.

A então nova capital mineira foi edificada e construída onde existia um pequeno arraial, o Curral del Rei, que foi quase totalmente demolido. O Distrito foi criado com a denominação de Nossa Senhora da Boa Viagem do Curral del Rey, por Ordem Régia de 1750 e, em 1890, renomeado como Belo Horizonte.

Um dos prinipais pontos turísticos de Belo Horizonte, o Mercado Central surgiu quando a capital mineira tinha apenas 31 anos. No dia 7 de setembro de 1929 um prefeito resolveu reunir, em um só lugar, os produtos destinados ao abastecimento dos 47.000 habitantes da então jovem cidade.

Outro ponto turístico de BH também tem uma curiosidade importante: o pirulito (obelisco) da Praça Sete, localizado bem no centro da capital, chegou a ser retirado do seu atual local na década de 1960. À princípio ele foi colocado em um lote ao lado do Museu Histórico da Cidade, atual Museu Histórico Abílio Barreto, no bairro Cidade Jardim. Em seguida, foi transferido para a Praça Diogo de Vasconcelos, na Savassi, e por lá ficou por 15 anos. Em 1980, após grande mobilização popular, o pirulito voltou ao seu ponto de origem e hoje é chamado por alguns como o coração da cidade.

Carnaval cresce em BH

O Carnaval de Belo Horizonte vem se consolidando a cada ano como uma das mais importantes atividades turísticas da cidade, gerando emprego e renda, e atraindo visitantes de todas as partes do país. Para se ter uma ideia, em 2016 a capital recebia 96 mil turistas para a folia, já em 2023 esse número saltou para 226 mil.

Desde 2017, se observa um aumento gradativo no número de foliões durante o período do carnaval. Em 2023, Belo Horizonte teve 5,2 milhões de foliões nas ruas, um aumento de mais de 150% em relação aos foliões de 2016.

Samba é patrimônio cultural

O Samba foi declarado Patrimônio Cultural de Belo Horizonte. No último sábado (7), o Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Belo Horizonte (CDPCBH) analisou o Inventário Participativo e Dossiê de Registro do Samba, por sua importância cultural e histórica.

“Este reconhecimento representa a valorização da cultura do Samba que faz parte da identidade de Belo Horizonte”, exaltou a Prefeitura.

Capital dos bares

Em 2023, a Associação de Bares e Restaurante (Abrasel) divulgou uma pesquisa que mostrou que a proporção de bares por habitantes em Belo Horizonte é a maior entre todas as capitais – mais que o dobro de São Paulo, por exemplo.

O estudo comparou os dados de população do Censo com o número de estabelecimentos ativos na base da Receita Federal.