Previsão do tempo: Inmet emite conjunto de alertas de chuva para MG; BH está em alerta amarelo

Capital mineira entra em estado de atenção para tempestades nas próximas horas

Previsão do tempo: Inmet emite conjunto de alertas de chuva para MG; BH está em alerta amarelo
Crédito: Inmet/Reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou, nesta terça-feira (25), um conjunto de avisos meteorológicos que colocam mais de 700 cidades mineiras em risco devido às fortes chuvas previstas para as próximas horas. Entre os alertas, o que mais chama a atenção é o alerta amarelo que inclui Belo Horizonte, indicando possibilidade de tempestades e rajadas de vento na capital.

Alerta laranja para tempestades severas

O aviso mais crítico é o alerta laranja, válido até às 10h desta quarta-feira (26), que abrange 358 cidades.
O Inmet prevê:

  • Chuva de 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia

  • Ventos intensos entre 60 e 100 km/h

  • Risco de queda de granizo

  • Possibilidade de falta de energia, queda de árvores e alagamentos

As áreas atingidas incluem Central Mineira, Jequitinhonha, Metropolitana de Belo Horizonte, Norte de Minas, Noroeste, Vale do Mucuri, Vale do Rio Doce e Zona da Mata.

BH está em alerta amarelo de tempestade

Belo Horizonte e outras 306 cidades aparecem no alerta amarelo de tempestade, também válido até às 10h desta quarta.
Segundo o Inmet, há risco moderado de:

  • Chuva entre 20 e 30 mm/h, ou até 50 mm/dia

  • Rajadas de vento de 40 a 60 km/h

  • Queda isolada de granizo

  • Alagamentos e queda de galhos

Esse aviso atinge Campo das Vertentes, Central Mineira, Jequitinhonha, Metropolitana de BH, Norte, Noroeste, Oeste, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba e Zona da Mata.

Chuvas intensas atingem parte do Sul e Zona da Mata

Um terceiro alerta — também amarelo — foi emitido principalmente para Rio de Janeiro e São Paulo, mas 40 cidades mineiras podem sentir reflexos do fenômeno.
O aviso aponta:

  • Chuva de 20 a 30 mm/h

  • Acúmulo de até 50 mm/dia

  • Ventos de 40 a 60 km/h

  • Baixo risco de descargas elétricas e alagamentos

As áreas incluídas são Campo das Vertentes, Sul/Sudoeste de Minas e Zona da Mata.