PRF diz que não foi comunicada da caminhada de Nikolas Ferreira e que há riscos à segurança
Em nota à CNN, a assessoria de Nikolas Ferreira contestou a informação da PRF declarando que o deputado comunicou o percurso em ofícios
Caminhada do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG)em protesto pela prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado, teve início em Paracatu (MG) na segunda-feira (18) e deve chegar à capital federal no próximo domingo (25).
O grupo liderado pelo parlamentar mineiro já ultrapassou o número de 100 pessoas que o acompanha na empreitada, seguindo pela BR 040 com destino ao Distrito Federal.
Entre os políticos empenhados na caminhada encontram se o deputado Gustavo Gayer (PL-GO), Carlos Bolsonaro (PL), André Fernandes (PL-CE), o senador Magnos Malta (PL-ES) e outros aliados do ex-presidente Bolsonaro, cumprindo prisão na Papudinha, em Brasília.
A Polícia Rodoviária Federal monitora o deslocamento do grupo, mas afirma não ter sido informada da iniciativa que soma cerca de 240 km de caminhada e oferece riscos aos participantes do evento.
A corporação aponta “riscos inerentes ao fluxo extraordinário na via” por questões “estritamente operacionais e de segurança viária“, já que não puderam planejar medidas para proteger os participantes e motoristas que transitam pela rodovia.
Em nota à CNN, a assessoria de Nikolas Ferreira contestou a informação da PRF declarando que o deputado comunicou o percurso em ofícios encaminhados à corporação à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).
“Vale ressaltar que a Secretaria-Executiva da Diretoria de Operações da PRF confirmou o recebimento do ofício e seu cadastramento no sistema Eletrônico de Informações (SEI). Ou seja, houve comunicação formal dentro das possibilidades concretas do caso”.
O comunicado esclarece que os órgãos de segurança pública “estão sendo oficiados na medida em que os trajetos estão sendo viabilizados.
A assessoria também confirma que a caminhada “segue de forma pacífica e monitorada”.
O deputado mantém diálogo permanente com as autoridades e reafirma o compromisso com a segurança e o respeito às instituições”.