Primeira etapa do Brasileiro de Rally tem início em Conceição do Mato Dentro recheado de expectativas

Desta sexta-feira, 9 de março, até o domingo, 11, a Capital Mineira do Ecoturismo é também a capital brasileira da adrenalina

Primeira etapa do Brasileiro de Rally tem início em Conceição do Mato Dentro recheado de expectativas
Pilotos se prepararam para uma prova difícil em Conceição do Mato Dentro – Rodrigo Andrade/DeFato

Os roncos dos motores já são ouvidos em Conceição do Mato Dentro. A partir desta sexta-feira, 9 de março, até o próximo domingo, 11, a Capital Mineira do Ecoturismo é também a capital brasileira da adrenalina. Estão abertos os trabalhos para o Rally Minas Brasil, competição que serve de abertura para os campeonatos brasileiros de Rally Cross Country e Rally Baja, além do Campeonato Mineiro de Rally.

Nesta sexta-feira, na área do aeroporto de Conceição do Mato Dentro, aconteceram os procedimentos técnicos da competição. Analistas das confederações brasileiras de Automobilismo (CBA) e Motociclismo (CBM) conferiram todos os detalhes do veículos para atestar se eles têm às especificidades necessárias para cada categoria. A competição reúne motos, quadriciclos, UTVs e carros. Cada um dos veículos tem subcategorias próprias.

Também nesta sexta acontece a abertura oficial do evento, com discursos no Centro de Conceição do Mato Dentro. Os pilotos também participaram da cerimônia com uma largada simbólica próximo à Câmara de Vereadores. Eles vão para o volante depois de receberem todas as instruções da organização da prova, incluindo o percurso. Haverá mudanças no trajeto pensado inicialmente, em virtude das chuvas que caíram sobre a cidade nos últimos dias.

A chuva tornou o percurso ainda mais complicado. Tanto para quem é de casa, como o piloto Daniel Costa, quanto para quem vem de bem longe, como José Augusto, de Curitiba. A bordo de um motorhome, ele e o parceiro de equipe viajaram mais de mil quilômetros para participar da abertura do brasileiro.

“Por ser a primeira prova do ano, é importante para todos que querem disputar o título. E no UTV (veículo em que compete), como é uma categoria que ano após ano cresce no país, eu acredito em uma disputa ferrenha. Serão nove etapas e uma é no Sul, que é mais próxima da gente. Então, a gente tem que vir prestigiar os outros, como eles irão nos prestigiar lá na frente”, comentou o curitibano, que corre há um ano e meio e prevê prova complicada em Conceição. “Minas Gerais tem características de provas muito travadas. Então, vai da cautela do piloto. Teremos que correr devagar, como a gente diz. O negócio é chegar no final”, completa.

José Augusto veio de Curitiba para abertura do calendário brasileiro de raaly – Igor Procópio/DeFato

Já o conceicionense Daniel é mais experiente. Com três anos em ralis, ele correrá na elite do brasileiro na categoria UTV. No quintal de casa, ele sabe que tem peso em dobro na competição. “A gente fez um esforço danado junto à organização para trazer a prova para cá, mas tem um peso maior. A pressão é forte. O grid está cheio, temos aqui os melhores pilotos do Brasil. Mas vamos brincar lá para ver o que acontece”, disse.

Sobre a prova, Daniel Costa já deu a dica para os colegas que não conhecem Conceição do Mato Dentro.  “É bem difícil e muito diferente das outras provas, que geralmente têm canavial, eucalipto, lombadas e muitos pulos. Aqui é montanha, montanha e montanha e curva, curva e curva”, afirmou.

Conceicionense Daniel Costa correrá em casa pela primeira vez – Rodrigo Andrade/DeFato

Competição

O percurso inicial do Rally Minas Brasil previa quase 150 quilômetros de pista, passando em alguns distritos, tais como: Córregos, Tapera e Santo Antônio do Cruzeiro. A promessa é de um percurso com características completamente diferentes das provas de abertura da última década. A prova em Conceição do Mato Dentro acontece em meio a montanhas e com todas as variáveis para este tipo de relevo. Haverá trechos de trial, subidas e descidas íngremes, muitas curvas, erosões etc. 

O Rally Minas Brasil é uma realização da Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro, com organização da empresa Rallymakers e supervisão das confederações brasileiras e mineiras de Automobilismo e Motociclismo.

Confira mais fotos do primeiro dia: 

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”104″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”240″ thumbnail_height=”160″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”25″ number_of_columns=”5″ ajax_pagination=”1″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”0″ slideshow_link_text=”[Show slideshow]” template=”/var/www/defatoonline.com.br/htdocs/wp-content/plugins/nextgen-gallery/products/photocrati_nextgen/modules/ngglegacy/view/gallery-caption.php” order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]

MAIS NOTÍCIAS