Professores interessados em atuar na rede municipal de Itabira deverão participar da Prova Nacional Docente

A avaliação nacional receberá inscrições entre os dias 22 de junho e 3 de julho

Professores interessados em atuar na rede municipal de Itabira deverão participar da Prova Nacional Docente
Foto: Drazen Zigic/Magnific
O conteúdo continua após o anúncio


A Prefeitura de Itabira formalizou a adesão à Prova Nacional Docente (PND), tornando o exame federal um pré-requisito obrigatório para os professores que pretendem disputar vagas na rede municipal de ensino. A medida estabelece que a nota do exame nacional funcionará como a etapa objetiva dos futuros Processos Seletivos Simplificados voltados para contratações temporárias e formação de cadastro de reserva.

Coordenada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a avaliação nacional receberá inscrições entre os dias 22 de junho e 3 de julho, de forma exclusiva pelo portal eletrônico do órgão (https://pnd.inep.gov.br/pnd/nova-inscricao).

A aplicação das provas está agendada para o dia 20 de setembro. A administração pública reforçou que serão aceitos única e exclusivamente os desempenhos obtidos nesta edição de 2026 do exame.

Segundo a secretária municipal de Educação, Rejane Penna, a iniciativa representa um ganho em transparência e excelência, assegurando critérios estritamente técnicos para a seleção dos educadores. A secretária ponderou, contudo, que a prova do Inep não substitui o certame da cidade.

Após o órgão federal publicar as notas, a Prefeitura de Itabira lançará um edital próprio com as regras, pontuações adicionais e prazos para o preenchimento das vagas. Para orientar os concorrentes no momento da inscrição, além disso, foi disponibilizada uma tabela de equivalência que associa as áreas avaliadas pelo governo federal aos respectivos cargos da legislação municipal.