Site icon DeFato Online

Projeto Aldravia será implementado na rede municipal de ensino em Mariana

Foto: Reprodução Site / Prefeitura de Mariana

A Prefeitura de Mariana, em parceria com as Secretarias de Educação e Cultura, assinou o termo de fomento do Projeto do Movimento Arte Aldravista de Mariana, que será implementado em todas as escolas da rede municipal de ensino.

O Projeto prevê a publicação de um livro didático, que contém oito sessões de atividades de Literatura: Língua Portuguesa, Matemática, Química, Alfabetização, Patrimônio Imaterial e Material e Artes, que abrangerá estudantes do Ensino Fundamental, nos anos iniciais e finais e estudantes do Ensino Médio, de todas as instituições de ensino de Mariana.

No total, serão distribuídos 8 mil exemplares do Jornal Literário Aldrava Cultural (22 anos), de julho a dezembro de 2022, com publicação de textos de autores do Brasil, incluindo de Mariana, e do exterior, contendo entrevistas, poesias, artigos e ensaios culturais, com objetivo de desenvolver disciplinas educacionais para os alunos do município.

A Aldravia é a única literatura genuinamente brasileira. Foi fundada no ano 2000, em Mariana, por Andreia Donadon, JB Donadon, Gabriel Bicalho e JS Ferreira. As poesias são compostas por até seis versos vocabulares e a palavra em sua essência é o componente primordial, o texto não conta com vírgulas, pois a divisão já provoca a pausa.

A estrutura das poesias estimula os seus leitores a criarem distintos sentidos e oferecem a liberdade para que eles possam interpretá-los, muitas vezes com situações cotidianas. Por possuir uma organização simples e acessível, é muito utilizado como auxílio na alfabetização e no sistema educacional, além de ser um incentivo a difusão da leitura, da escrita e da poesia.

As poesias Adravistas, criadas por poetas marianenses, são referências no âmbito nacional e internacional. O Projeto do Movimento Arte Aldravista que será implementado na rede municipal de ensino em Mariana será um grande marco para o desenvolvimento da cidade, levando a todas as escolas uma parte da produção cultural do município.

Foto: Divulgação / Prefeitura de Mariana

*Com informações da Prefeitura de Mariana

Exit mobile version