Projeto arquitetônico é aprovado e Itabira avança mais uma etapa para ter posto de coleta do Hemominas
Com o aval da Vigilância Sanitária de Minas Gerais, unidade pode começar a ser implantada no Hospital Carlos Chagas
Após oito pedidos de alterações da Vigilância Sanitária de Minas Gerais, o projeto arquitetônico para a implantação do Posto Avançado de Coleta Externa (Pace) da Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Minas Gerais (Fundação Hemominas) em Itabira foi finalmente aprovado pelo órgão de fiscalização estadual. Dessa forma, a Prefeitura poderá avançar na implantação e estruturação de um posto de doação de sangue no Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC). A informação foi repassada ao portal DeFato pelo vereador Marcelino Guedes (PSB), na última terça-feira (23), durante a reunião ordinária Câmara.
“Após eh quase um ano tentando essa aprovação [do projeto arquitetônico], hoje [ontem] chegou a confirmação de que foi aprovado o projeto para implantação do posto avançado de coleta de sangue em Itabira e que será implantado no [Hospital] Carlos Chagas. Essa aprovação vai possibilitar prosseguir com os próximos passos para em breve inaugurarmos essa unidade aqui em Itabira”, afirmou Marcelino Guedes.
De acordo com o vereador, a próxima fase é o início das obras de adequação de uma área no HMCC para receber o posto e coleta para, em seguida, montar toda a estrutura e equipar a unidade. Essa é a última etapa para que o convênio com a Hemominas possa ser colocado prática no município, com a inauguração da unidade. Mas ainda não há uma previsão de quando esse processo será finalizado.
“Os doadores de sangue daqui de Itabira tem muita dificuldade pra realizar essa doação e, mesmo assim, temos uma grande quantidade de doadores registrados no grupo da ONG Doe Vida, são mais de 1.300 doadores. Muitos deles não efetivam a doação pela dificuldade já que o posto avançado mais próximo é em Belo Horizonte”, observou Marcelino Guedes.
Histórico
Em julho de 2021, quando se iniciava a gestão Marco Antônio Lage (PSB), Marcelino Guedes apresentou um projeto autorizativo para que a Prefeitura de Itabira celebrasse um termo de cooperação mútua com a Hemominas. A proposta acabou sendo adaptada para um anteprojeto de lei e encaminhada como sugestão ao Executivo Municipal — que acatou a iniciativa dando início às tratativas para implantar a unidade.
Em sua versão inicial, o projeto prevista a instalação do Pace no Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD). Porém, após algumas alterações, foi decidida pela sua implantação no HMCC. A iniciativa também chegou a receber uma emenda parlamentar do então deputado estadual Bernardo Mucida (PSB) no valor de R$ 500 mil para a sua estruturação.
Desde então, Marcelino Guedes e a Prefeitura de Itabira vem trabalhando para tentar implantar o posto do Hemominas na cidade. O parlamentar chegou a dizer que a unidade poderia começar a operar em novembro de 2022, o que não aconteceu devido a demora na aprovação do projeto arquitetônico.