Projeto de lei quer reduzir trotes aos serviços de emergência com ações educativas em Itabira

A proposta prevê a realização de palestras educativas em escolas e espaços públicos, a veiculação de campanhas de conscientização

Projeto de lei quer reduzir trotes aos serviços de emergência com ações educativas em Itabira
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
O conteúdo continua após o anúncio


A Câmara Municipal de Itabira aprovou em primeira votação, durante sessão ordinária desta terça-feira (9), o projeto de lei nº 174/2025, de autoria do vereador Ronaldo Meireles de Sena (PRD). A proposta institui oficialmente a semana municipal de conscientização contra os trotes aos serviços de emergência no município.

A iniciativa tem como objetivo central alertar a população sobre os graves riscos, prejuízos e consequências gerados pelos trotes, que sobrecarregam e atrasam o atendimento de emergências reais.

O foco da campanha de conscientização será os três principais canais de socorro público: o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU – 192), a Polícia Militar (190) e o Corpo de Bombeiros Militar (193).

A proposta prevê a realização de palestras educativas em escolas e espaços públicos, a veiculação de campanhas de conscientização nas redes sociais, rádios e outros meios de comunicação, e a distribuição de material informativo. Também estão previstas demonstrações e atividades práticas conduzidas por profissionais das corporações de segurança e saúde.

A iniciativa estabelece que todas as ações deverão ser implementadas por meio de parcerias com órgãos públicos, instituições privadas, escolas, associações comunitárias e demais entidades civis, sem gerar despesas adicionais aos cofres do poder público municipal.