Projeto de trem ligando São Paulo a Campinas interessa também a Minas Gerais

A expectativa é de que as obras paulistas estejam concluídas entre 2028 e 2031, se tudo correr sem imprevistos

Projeto de trem ligando São Paulo a Campinas interessa também a Minas Gerais
Foto: VLI/Divulgação

O Governo de São Paulo, com a participação da União e investidores privados, está ultimando preparativos para a construção de uma linha ferroviária ligando a capital paulista a Campinas, distante 140 quilômetros — percurso que poderá ser reduzido para somente uma hora de viagem. A expectativa é de que as obras estejam concluídas entre 2028 e 2031, se tudo correr sem imprevistos.

Essa obra abre espaços para projetos mais amplos, interligando com a ferrovia São Paulo e Santos, São Paulo e Sorocaba e São Paulo e São José dos Campos, em integração com os serviços de metrô na capital. A ideia é facilitar deslocamentos entre essas cidades com mais conforto e velocidade, desafogando o trânsito nas rodovias.

A primeira etapa do projeto, de São Paulo a Campinas, passando por Jundiaí, vai transformar a região na maior área metropolitana integrada no País, com reflexos na melhoria das condições de vida, descongestionamento de vias urbanas e impactando positivamente na economia.

Os idealizadores do projeto acreditam que isso vá se transformar em um novo modelo de ocupação dos grandes espaços urbanos no Brasil.

O projeto vinha sendo discutido há pelo menos duas décadas e é vital para a área mais densamente povoada do país, e que pode servir de modelo ou ponto de partida para um novo conceito de mobilidade, que poderá ser aplicado também na Região Metropolitana de Belo Horizonte e remete à lembrança de um projeto mencionado no final do século passado pelo urbanista e arquiteto Jayme Lerner em uma de suas visitas à capital mineira.

No caso da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Lerner sugeria a construção de uma ferrovia, por exemplo, entre Sete Lagoas e Itaúna, passando por BH, com estações ao longo do percurso. Com isso, seria plenamente possível alguém residir em Itaúna e trabalhar ou estudar em Betim ou na capital mineira.