Projeto Matriz completa 30 anos e tem Gal Costa como atração principal

O evento é gratuito e acontece dos 6 a 8 de setembro em Conceição do Mato Dentro

Projeto Matriz completa 30 anos e tem Gal Costa como atração principal
Foto: Marcos Hermes/divulgação

O Projeto Matriz de Conceição do Mato Dentro está comemorando 30 anos. E para festejar a data, dos dias 6 a 8 de setembro, a cidade irá receber um grande festival cultural. Com apresentações confirmadas de Gal Costa, Nação Zumbi e Juarez Moreira, o evento pretende reunir amantes da tradicional MPB, além de promover o encontro entre a arte e a cultura gratuita.

De acordo com o organizador do projeto, João Bosco Costa, a programação foi criada para atender diferentes públicos a partir da mescla musical, oficinas, espetáculos de circo, teatro, fotografia entre outras intervenções.

 

Programação

A abertura do festival, na próxima sexta-feira (6), será realizada às 10h, no bairro Vila São Francisco, com a “Oficina de Brinquedos”, ministrada por Lorena Anastácio. Às 19h30,  no Largo do Rosário, a programação continua com o espetáculo “Duo Dom”. O conceicionense Mamutte assume o palco do Projeto Matriz, às 20h30, com apresentação de diversos ritmos musicais.

Na sequência, o jovem músico mineiro, Marcelo Ricardo, e o Bloco “As Filhas de Clara”, composto pelas cantoras Aline Calixto, Marina Machado e Tia Elza encerram a noite do primeiro dia.

Final de Semana

No sábado (7), a programação começa às 10h com o espetáculo “Potássio e Olegário”, no Adro da Igreja Matriz. O fotógrafo conceicionense Antônio Sadi estará presente, no largo do Rosário, para abrir a exposição de fotografias “30 anos do Projeto Matriz” também pela manhã. O Grupo Galpão  é presença confirmada no festival do Projeto Matriz e apresenta a peça “Os Gigantes da Montanha”, às 19 horas.

Durante a noite, o evento conta com a participação da cantora Laura Catarina, filha do cantor e compositor Vander Lee. Na sequência, Juarez Moreira se apresenta com o  Quinteto. Antigo parceiro do Projeto Matriz, o renomado violonista mineiro tocou na primeira edição do festival em 1989.

O conteúdo continua após o anúncio

Para terminar o sábado, o palco fica por conta da cantora Gal Costa, em seu show “A Pele do Futuro”.

No domingo, a partir das 09h, os participantes do festival podem participar da “Oficina de Brinquedos e Brincadeiras” e conferir a exposição do artesanato conceicionense. Às 11:30, a Orquestra de Chorinhos da Universidade Federal de Minas Gerais comanda os palcos da festa.

Às 13 horas, o Circo Marimbondo se apresenta no Largo do Rosário com um show para crianças. O grupo de mulheres de Belo Horizonte, “Abre a Roda Mulheres no Choro”, promovem um show de chorinho. Já às 16 horas,  o músico conceicionense Flávio Lima, com seu trabalho Flavião e o Retrofuturismo, faz parte da festa.

Ao final do evento, o público será convidado a dançar e cantar com o cortejo da Bandinha do Marcão no Largo do Rosário. Fechando com chave de ouro o Projeto Matriz , a banda pernambucana Nação Zumbi, com o ritmo Manguebeat comanda as apresentações.

Confira mais detalhes

A cidade

Conceição do Mato dentro fica a 160 km de Belo Horizonte, integrando o Circuito da Serra do Cipó, Circuito dos Diamantes e da Estrada Real, possuindo vários casarões históricos ao lado de uma generosa riqueza natural, sendo conhecida como a “Capital Mineira do Ecoturismo”. A cachoeira do Tabuleiro, a 3ª maior do Brasil, se encontra em seu território.

 

MAIS NOTÍCIAS