Projeto Produtor de Águas avança para segunda etapa em Mariana

Segunda etapa do Produtor de Águas avança nos distritos de Cachoeira do Brumado e Monsenhor Horta

Projeto Produtor de Águas avança para segunda etapa em Mariana
Foto: Pixabay

A Prefeitura de Mariana avança, neste mês,  para a segunda etapa do Projeto Produtor de Águas. A ação, desenvolvida por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, prevê a realização de plantio de mudas nativas, cercamento e construção de barraginhas para os Produtores Rurais. 

O foco principal é a produção de águas, que será realizada nos distritos de Cachoeira do Brumado e Monsenhor Horta.

O fomento para a segunda etapa do projeto foi assinado no dia 23 de março, em conjunto com a Prefeitura Municipal de Mariana e o Instituto Espinhaço, responsável por todo acompanhamento do processo de restauração ambiental.

Ações de conscientização também fazem parte do planejamento do projeto, que pretende promover oficinas de educação ambiental e fortalecer as capacidades locais para apoio dos trabalhadores do campo. 

Será investido no programa cerca de R$1.500.000,00 do Fundo Municipal de Meio Ambiente, possibilitando ao Produtor Rural todo apoio necessário durante o programa.

O projeto está previsto para iniciar ainda neste mês de maio, a fase inicial é de mobilização com a população local e contará com uma reunião de apresentação do plano aos moradores e produtores da região, com foco em informar todas as etapas do Produtor de Águas e a importância de boas práticas ambientais. Em seguida, acontecerá o cadastramento de propriedades e produtores que queiram aderir ao programa. 

Sobre o Projeto

Criado em 2019, o projeto tem como objetivo realizar uma recuperação ambiental, promovendo processos de proteção e manutenção de áreas que sofrem com um baixo índice de cobertura vegetal, por meio de plantio de novas espécies arbóreas nativas, barraginhas, terraceamentos, monitoramento e manutenção das áreas recuperadas.

A primeira fase do projeto foi um sucesso atendendo propriedades rurais e beneficiou nascentes de abastecimento público nos distritos de Águas Claras e Furquim.

Até o momento, foi realizada recuperação ambiental em 70 hectares e 15 oficinas socioeducativas. Além de 30 hectares que foram beneficiados com ações de conservação do solo, por meio de barraginhas que conseguem conter a água e manter a nascente em funcionamento.

MAIS NOTÍCIAS