Com olhares atentos, expectativas afloradas e junto a uma vontade crescente de aprender, os alunos de Brumadinho, Congonhas e Ouro Branco contemplados pelo Projeto Retrato participaram da fase presencial das oficinas de fotografia. Patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto nasceu da vontade de resgatar a fotografia no campo afetivo e buscando enaltecer os saberes e culturas tradicionais regionais, através do olhar dos próprios participantes.
A iniciativa realiza dinâmicas em que os alunos empregam as técnicas e os ensinamentos ministrados pelo fotógrafo e instrutor Marcelo Auge, por meio de exercícios práticos, individuais e coletivos, estimulando suas potencialidades criativas.
“É sempre diferente e muito especial, principalmente quando se trata de um projeto em que as pessoas estão querendo aprender e desenvolver aquilo que mais gostam. Tem sido muito gratificante”, enfatiza Marcelo Auge.
Os alunos do projeto estão ressignificando seus “cotidianos”, paisagens, culturas e patrimônios, redescobrindo suas identidades e transformando-os em sua própria visão de arte, utilizando as lentes do celular.
“O curso me ajudou muito, pois foi ótimo e esclarecedor. Com ele aprendi muitas coisas que não sabia e agora posso colocar em prática. Foi muito bem explicado e estão de parabéns! Fiquei muito feliz em fazer o curso pois tive a oportunidade de aprender e participar junto com minha filha – foi emoção em dose dupla.” Selma Alves, liderança comunitária e aluna de Congonhas.
Da câmera do celular para as ruas das cidades
Com curadoria de Marcelo Auge, os registros produzidos pelos alunos durante o encontro prático darão origem a intervenções artísticas urbanas expostas em formato de lambe-lambe, em vias ou espaços públicos de grande circulação das cidades participantes, e também em uma exposição virtual disponível plataforma digital do projeto, em agosto próximo.
O projeto Retrato (Pronac 212551) tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, apoio da Prefeitura Municipal de Congonhas e realização da Horus Planejamento e Gestão, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Conheça o Instagram do Projeto. Clique aqui