Projeto Rio Tanque avança e supera 40% de execução das obras
Empreendimento prevê novo sistema de abastecimento de água para atender cerca de 113 mil moradores do município

As obras do projeto Rio Tanque, em Itabira, alcançaram mais de 40% de execução ao final do primeiro ano de implantação. O empreendimento é desenvolvido pela mineradora Vale, em parceria com a Prefeitura de Itabira e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), e tem como objetivo ampliar o sistema de abastecimento de água do município, garantindo maior segurança hídrica para aproximadamente 113 mil habitantes da área urbana.
O projeto teve início em março e contempla a construção de uma adutora com 25 quilômetros de extensão, três estações elevatórias de bombeamento, um tanque de alimentação unidirecional, uma câmara de transição e uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA). A unidade terá capacidade para tratar até 600 litros de água por segundo, volume superior ao consumo atual da cidade, estimado em cerca de 400 litros por segundo. O investimento total é de aproximadamente R$ 1,17 bilhão.
“O projeto Rio Tanque é um legado para Itabira. Ele assegura a disponibilidade de água para a população e cria condições para o crescimento sustentável da cidade nas próximas décadas. Estamos falando de um investimento que vai além de infraestrutura, é sobre qualidade de vida, atração de novos negócios e futuro do município”, destaca Diogo Monteiro, diretor do Complexo Operacional de Itabira da Vale.

No momento, mais de mil trabalhadores atuam em cerca de dez frentes de trabalho simultâneas, envolvendo a instalação das tubulações do sistema hídrico e a construção das estações de bombeamento e da ETA. A expectativa é que o número de profissionais chegue a 1.200 nos próximos meses, período considerado o pico das obras.
“Estamos quase no pico de obras, quando deveremos chegar a 1.200 trabalhadores na implantação do projeto. Desde o início, priorizamos a contratação de pessoas da região e mantemos contato diário com as comunidades próximas ao empreendimento para assegurarmos uma obra segura para todos”, explica Leandro Almeida, engenheiro de Projetos da Vale.
Até a conclusão do novo sistema, a Vale seguirá fornecendo 160 litros por segundo para o abastecimento do Anel Hidráulico e das Estações de Tratamento de Água Areão e Rio de Peixe, conforme acordos firmados com os órgãos competentes. Após a finalização do projeto Rio Tanque, a gestão de toda a estrutura passará a ser de responsabilidade do SAAE.