Coluna nova – Quando não há saída

Perseguiram-nos os egípcios, todos os cavalos e carros de Faraó, e os seus cavaleiros, e o seu exército e os alcançaram acampados junto ao mar, perto de Pi-Hairote, defronte de Baal-Zefom. E, chegando Faraó, os filhos de Israel levantaram os olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então, os filhos de Israel clamaram ao Senhor… Então, Moisés estendeu a mão sobre o mar, e o Senhor, por um forte vento oriental que soprou toda aquela noite, fez retirar-se o mar, que se tornou terra seca, e as águas foram divididas. (Êxodo 14:9,10,21)

Coluna nova – Quando não há saída
O conteúdo continua após o anúncio


“Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”. Quem nunca ouviu ou já usou essa expressão? É exatamente em uma situação assim que três milhões de pessoas se encontravam de acordo com a narrativa bíblica que acabamos de ler. No deserto, cercados, encurralados, literalmente em um “beco sem saída”. De um lado o exército inimigo tomado pelo ódio, do outro lado o Mar Vermelho e ao redor o deserto. A pergunta que vem ao coração é: “O que fazer quando não há saída?” Através dessa, que é sem dúvida, uma das histórias mais lindas e incríveis da Palavra de Deus, vejamos três chaves poderosas que podemos utilizar em momentos como esse.

Clame! “…então os filhos de Israel clamaram ao Senhor.” O nosso socorro não está ao lado, ele vem do alto (“Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro? O meu socorro vem do SENHOR, que fez os céus e a terra.” Salmo 121:1,2). Entenda, Deus não socorre quem está sofrendo. Ele socorre quem está orando. A única oração que Deus não responde é a que não fazemos. Um dia todos nós vamos descobrir que se tivéssemos orado mais teríamos sofrido menos. Quando não há saída, clame a Deus.

Confie! “Moisés, porém, respondeu ao povo: Não temais; aquietai-vos e vede o livramento do Senhor que, hoje, vos fará; porque os egípcios, que hoje vedes, nunca mais os tornareis a ver. O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis” (v.13,14). Assista de camarote o agir de Deus em seu favor. Não permita que o medo e o desespero tomem conta de você, na Bíblia o contrário de medo não é coragem é fé. Creia, confie, pois é o próprio Deus quem peleja por você. Israel pensava que havia caído em uma cilada enquanto seguia ao Senhor, porém iriam descobrir mais tarde que o plano de Deus era lhes entregar uma vitória permanente (“… porque os egípcios, que hoje vedes, nunca mais os tornareis a ver…”); imagine você, ficar livre daquelas lutas que sempre te perseguiram, nunca mais passar por aquela situação que te afligiu durante anos… Quem se deixa guiar por Deus, quem Nele confia, verá seus problemas resolvidos definitivamente. Quando não há saída, confie em Deus.

Obedeça! “Disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. E tu, levanta o teu bordão, estende a mão sobre o mar e divide-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco… Então, Moisés estendeu a mão sobre o mar, e o Senhor, por um forte vento oriental que soprou toda aquela noite, fez retirar-se o mar, que se tornou terra seca, e as águas foram divididas. Os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas lhes foram qual muro à sua direita e à sua esquerda” (Êxodo 14:15,16,21,22). Torne-se parceiro com Deus no seu milagre. Oração e fé sem obediência culminam em fracasso. Ninguém ora certo vivendo errado. Imagine o que teria acontecido se Moisés e o povo não tivesse obedecido a Deus, afinal de contas, o que é fácil de fazer, é difícil de crer. Quem poderia imaginar que, em uma situação tão complicada e desesperadora tudo que Deus pediria a Moisés é que levantasse o bordão e ao povo que marchasse, parecia simples demais, fácil demais, mas foi exatamente essas as ordens do Senhor. Siga as instruções, como já sabemos, a fé sem obras é morta; “Por que clamas a mim?…” Existe a hora de clamar com fé e a hora de agir. Se Deus já te mostrou a saída, se já te disse o que fazer, tá esperando o quê? Dê passos de fé. Não espere ver para crer. Deus só começou o milagre quando viu as mãos levantadas de Moisés e o povo marchando. Pense nisso! Quando não há saída, obedeça a Deus.

Concluindo, “…fez retirar-se o mar…” para Israel passar. Nada obstruirá o caminho por onde Deus te guiar. Ele elimina o que te persegue, retira o que te impede e garante que muros em sua vida, só para proteção, jamais para obstrução (“…e as águas lhes foram qual muro à sua direita e à sua esquerda.”

Vagner Miranda é pastor da Igreja Halleluyah em Itabira. O conteúdo expresso é de total responsabilidade do colunista e não representa a opinião da DeFato.

cassino criptomoedas

MAIS NOTÍCIAS