Quinta-feira Santa: celebração marca a última ceia de Jesus com seus discípulos e abre o Tríduo Pascal
Data religiosa é uma das mais significativas do calendário cristão e antecede a Sexta-feira da Paixão

Comemorada neste ano em 17 de abril, a Quinta-feira Santa representa um dos momentos mais solenes para os cristãos ao redor do mundo. A data relembra a última ceia de Jesus Cristo com os seus discípulos, quando, segundo a tradição bíblica, Jesus lavou os pés dos apóstolos em um gesto de humildade e serviço.
Na tradição da Igreja Católica, a celebração também marca o fim do período da Quaresma, que começou na Quarta-feira de Cinzas. A Quaresma representa os 40 dias de jejum e oração vivenciados por Jesus no deserto, conforme os relatos das escrituras sagradas.
A Quinta-feira Santa dá início ao chamado Tríduo Pascal, uma das celebrações mais importantes do calendário litúrgico católico, composto ainda pela Sexta-feira da Paixão, o Sábado Santo e o Domingo de Páscoa. Este ano, a Sexta-feira da Paixão será celebrada no dia 18 de abril e a Páscoa no domingo, dia 20.
Embora não seja considerada feriado nacional, a Quinta-feira Santa pode ser ponto facultativo, conforme determinação de cada estado ou município. Já a Sexta-feira da Paixão é reconhecida oficialmente como feriado em todo o território brasileiro.
A Semana Santa, iniciada no último Domingo de Ramos (13), conduz os fiéis a um tempo de profunda reflexão sobre o sacrifício, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo, centro da fé cristã.