Rádio supera redes sociais em confiança para 62% do público, aponta pesquisa
Estudo apresentado em Belo Horizonte também mostra que mineiros passam cerca de quatro horas por dia ouvindo rádio
O rádio aparece à frente das redes sociais em confiança para anúncios, segundo pesquisa da Quaest apresentada nesta quinta-feira (18), em Belo Horizonte. De acordo com o levantamento, 62% do público afirma confiar mais em publicidade veiculada no rádio do que em conteúdos anunciados nas redes sociais.
A pesquisa foi divulgada durante o evento Rádio e Mercado em Sintonia, promovido pela Associação Mineira de Rádio e Televisão e pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão. Em Minas Gerais, os dados também indicam que os ouvintes passam, em média, cerca de quatro horas por dia consumindo rádio.
O resultado reforça o peso do meio em um cenário marcado pela disputa de atenção com redes sociais, plataformas de streaming e outros formatos digitais. Embora o consumo de informação tenha se fragmentado, os números apresentados pela Quaest apontam que o rádio preserva uma relação de confiança com o público e segue presente na rotina dos mineiros.
Outro dado do levantamento mostra que 55% dos ouvintes de rádio em Minas Gerais são considerados usuários de alto engajamento, por manterem frequência elevada de consumo. A pesquisa também indica que 75% do público ouve rádio há mais de 20 anos, o que sugere uma permanência do hábito entre diferentes gerações.
A presença digital das emissoras também aparece nos resultados. Segundo a Quaest, 31% dos usuários consomem conteúdos de rádio pela internet. As menções a emissoras nas plataformas digitais passaram de 160 mil, em 2024, para 2,5 milhões em 2026.
Esse avanço ajuda a dimensionar uma mudança no modo de circulação do rádio. O meio continua associado à escuta tradicional, mas também ganhou espaço em aplicativos, sites, redes sociais e plataformas de áudio. Os dados indicam que a internet não substituiu o rádio, mas ampliou os pontos de contato entre emissoras e ouvintes.
A confiança também aparece no comportamento de consumo. Conforme a pesquisa, 65% do público acredita na honestidade das promoções feitas por emissoras. Depois de ouvir um anúncio, 58% dos entrevistados pesquisam sobre o produto, 48% realizam a compra e 41% recomendam o item a outras pessoas.
Os números mostram que o rádio mantém relevância para além da audiência diária. A pesquisa associa o meio a três fatores centrais para o mercado de comunicação em Minas, que são frequência de escuta, credibilidade dos anúncios e capacidade de influenciar decisões de consumo.




