Qual é a maior torcida do Brasil? Motivo de debates acalorados ao redor do País, a pesquisa “Maior Raio-X do Torcedor”, realizada em conjunto por CNN, rádio Itatiaia e Quaest, e divulgada nesta segunda-feira (10), respondeu essa pergunta. Além de apresentar Flamengo e Corinthians na liderança do ranking, o resultado colocou o Atlético e Cruzeiro, em 5º e 6º lugares, respectivamente — mas empatados tecnicamente, com cada um registrando 5% do total de torcedores.
O levantamento ouviu 6.507 pessoas, de 16 anos ou mais e que se declararam amantes do esporte, em 325 cidades brasileiras, no período entre 29 de março e 2 de abril deste ano. A margem de erro é de 1,4 ponto porcentual para mais ou para menos. Segundo os dados, o Flamengo segue na liderança com 24% do total de torcedores; enquanto o Corinthians, em segundo lugar, registra 18% da preferência.
Até o momento, a pesquisa liberou as 12 equipes com o maior número de torcedores. Além de Flamengo e Corinthians, o ranking conta com Palmeiras em terceiro (9%), São Paulo em quartao (8%), Atlético e Cruzeiro, na quinta e sexta colocações, respectivamente, com 5% cada; à frente de Vasco, Grêmio, Santos, Bahia, Internacional e Sport — que fecham o Top 12.
“Esta é a maior e mais abrangente pesquisa de futebol que já foi feita no Brasil. Sem dúvida, um marco, pois não se restringiu apenas a tamanho de torcida, mas entrou em áreas como rivalidade, costumes dos torcedores, relação com times do exterior e até mesmo consumo, ao tratar das questões de sócios e compra de camisas”, ressaltou Felipe Nunes.
Outro destaque é a ausência de clubes tradicionais do Sudeste no ranking. Fluminense, atual campeão estadual do Rio de Janeiro, e Botafogo foram superados por clubes da região Sul e do Nordeste, como Bahia, Internacional e Sport. Outros dados serão divulgados ao longo desta semana, que antecede o início do Campeonato Brasileiro.
Confira os 12 clubes com a maior torcida do Brasil:
- Flamengo – 24%
- Corinthians – 18%
- Palmeiras – 9%
- São Paulo – 8%
- Atlético-MG – 5%
- Cruzeiro – 5%
- Vasco – 4%
- Grêmio – 3%
- Santos – 3%
- Bahia – 2%
- Internacional – 2%
- Sport – 2%