Referência para uma população de 400 mil pessoas, Itabira pede apoio de municípios vizinhos

Itabira é referência para atendimento dos casos mais complexos de coronavírus

Referência para uma população de 400 mil pessoas, Itabira pede apoio de municípios vizinhos
Serão criados mais 20 leitos de UTI no Hospital Nossa Senhora das Dores. Foto: Arquivo Acom/PMI
O conteúdo continua após o anúncio


Reconhecido como um polo regional de saúde, Itabira recebe a demanda de pacientes de 24 municípios e atendeo a uma população aproximada de 400 mil pessoas, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde. Em um cenário emergencial da saúde pública mundial devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o peso de ser um polo regional pesa sobre as costas do município.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Rosana Linhares Assis Figueiredo, Itabira é referência para atendimento dos casos mais complexos de coronavírus. Sendo assim, o município foi acionado através da central SUSfacil (Sistema Estadual de Regulação Assistencial) para o atendimento a pacientes de suspeita da doença.

“Por ora, estamos suportando a demanda que nos chegou. Vários casos não confirmaram a suspeita, ou seja, não confirmaram para Covid-19. Porém, na medida que há a suspeita, todas as medidas de controle e atendimento foram e são usadas para assistência dos casos”, explicou.

Rosana Linhares conta que tem solicitado aos municípios que têm Itabira como referência o apoio para que paguem exames de testagem dos casos na rede privada de laboratórios. Segundo ela, a resposta tem sido positiva e o apoio tem surgido.

“Isso é muito importante para descartar riscos e controles de contatos e contágio. Além de liberar leito de isolamento”, ponderou.

As cidades que possuem hospitais, em alguns casos, também trabalham com a possibilidade de internação em enfermaria clínica para os casos de Covid-19. Assim, os pacientes de casos que não demandam UTI, estão em internações em outros hospitais antes de serem solicitados leitos em Itabira.

“Nesse momento estamos totalmente envolvidos em nos preparar melhor para atender mais casos. Até porque a população de Itabira é nossa preocupação primeira, por naturalmente ser a maior”, frisou.

Investimentos

Em março, a Prefeitura de Itabira anunciou a instalação de mais 114 leitos no Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC) específicos para pacientes com sintomas do novo coronavírus que demandem internação clínica (se o estado de saúde for estável, o paciente será monitorado em seu domicílio). Eles se juntarão a outros 11 leitos já disponíveis no Carlos Chagas e mais 23 reservados no Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD).

Portanto, a previsão é de ter, ao todo, 148 leitos para os pacientes infectados pelo novo coronavírus ainda neste mês de abril em Itabira (106 leitos clínicos e 42 de Unidade de Terapia Intensiva – UTI). O investimento, somente no HMCC, é de R$ 400 mil.

cassino criptomoedas