Reforma da maternidade e construção de novo bloco cirúrgico ampliam atendimento do HNSD
Nos últimos meses o HNSD concluiu a reforma da sua maternidade e terminou a segunda etapa das obras do seu novo bloco cirúrgico
Apesar da crise financeira pela qual passa o Brasil e Itabira, o Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) recebe investimentos em sua estrutura para oferecer atendimento em saúde mais qualificado para o município e região. Nos últimos meses, a maternidade da instituição passou por reformas e as obras de construção do novo bloco cirúrgico ocorrem em ritmo avançado.
“A obra da maternidade é uma alternativa para que os pacientes que procuram Belo Horizonte possam ficar em Itabira, pois, além de proporcionar uma equipe multiprofissional qualificada, disponibiliza uma estrutura revitalizada e nova para maior conforto das mães e dos bebês. Já o novo bloco cirúrgico proporciona maior segurança para a equipe e, principalmente, para o paciente, além de promover mais conforto e qualidade assistencial”, comentou Alexandre José da Silva Coelho, diretor assistente do HNSD.
Depois da revitalização, a maternidade do hospital passou a contar com quatro apartamentos e quatro leitos de enfermaria. A estrutura, ainda, conta com ambulatório 24 horas exclusivo para o atendimento das gestantes. A obra, orçada em R$ 150 mil, foi executada em 90 dias e custeada com recursos próprios da instituição e algumas doações.
Anteriormente, o HNSD contava com atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) na maternidade. Porém, o atendimento público neonatal foi transferido para o Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC). Dessa forma, a estrutura de maternidade da instituição está disponível para convênios e pacientes particulares.

Bloco cirúrgico amplia capacidade de atendimento
Ainda nos trabalhos de modernização da sua estrutura, o HNSD está construindo um novo bloco cirúrgico, que contará com equipamentos de última geração e poderá realizar mais de mil cirurgias por mês. A segunda etapa das obras terminou em abril e a previsão é de que o setor seja concluído em julho deste ano.
Com oito salas equipadas, o novo bloco cirúrgico atenderá a todas as especialidades oferecidas pelo hospital: cirurgias geral, plástica, cardiovascular, oncológica, ortopedia, urologia, mastologia, ginecologia, obstetrícia, otorrinolaringologia, angiologia, dermatologia, oftalmologia e odontológica.
A obra foi executada com recursos próprios da instituição e do Governo de Minas Gerais. O novo setor, quando entrar em operação, vai atender a todos os pacientes do HNSD que necessitarem de intervenção cirúrgica.