Renovada, Câmara de Itabira inicia nova legislatura nesta terça
Câmara de Itabira retoma trabalhos nesta terça-feira, 7 de fevereiro
Impulsionados por uma taxa de renovação de mais de 70%, os vereadores de Itabira eleitos para a legislatura 2017/2020 iniciam os trabalhos nesta terça-feira, 7 de fevereiro. A primeira reunião ordinária será marcada por votações de um pacotão de indicações, 50 no total, de acordo com a Assessoria de Comunicação da Casa.
Indicações, como o próprio nome aponta, são sugestões de ações que os vereadores dão ao Governo Municipal. Entre as proposições estão instalação de redutores de velocidade, conclusão de obras, limpeza de terrenos, instalação de câmeras do Olho Vivo, implantação de academia ao ar livre, reforma e manutenção em praças públicas e outras.
Uma indicação que chama atenção é assinada em conjunto pelos vereadores Weverton Andrade (PSB), Reinaldo Lacerda (PHS), Decão da Loteria (PMDB), Weventon Nenzinho (PMN), Heraldo Rodrigues (PTB) e Agnaldo Enfermeiro (PRTB). Trata-se de um anteprojeto de lei para que os conselheiros tutelares recebam vale-refeição e adicional por periculosidade.
A serem lidos
A reunião também terá a leitura de importantes projetos que podem mexer com a estrutura do Legislativo. Um deles é o que foi prometido pelo presidente da Casa, Neidson Freitas (PP), logo quando foi eleito, de acabar com o recesso parlamentar no mês de julho. O outro, idealizado pelo vice-presidente André Viana (PTN), pretende alterar o horário da reunião ordinária para as 18h da terça-feira. A justificativa é que as 14h, como é atualmente, não permite a participação popular.
Os dois projetos são de emenda à Lei Orgânica, o que exige um calendário próprio de tramitação. Após a leitura nesta terça, as matérias seguem para análise da comissão provisória montada pela Câmara e em seguida vai a votação em datas específicas.
Corte de cargos
Desde que assumiu a Câmara de Itabira, o presidente Neidon Freitas afirma que dará prioridade a projetos com propósitos de austeridade financeira na Prefeitura. Uma matéria citada por ele é a que extingue cerca de 150 cargos comissionados da estrutura do Governo Municipal. Esse projeto, no entanto, ainda não havia sido enviado ao Legislativo até essa segunda-feira, 6 de fevereiro.
De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itabira, a previsão é de que o projeto de corte de cargos chegue à Câmara ainda na manhã desta terça-feira, 7, para que possa ser lido ainda na reunião de hoje e comece a tramitar.




