Em 2022, tanto as reuniões de comissões quanto as reuniões ordinárias da Câmara Municipal de Itabira voltarão a acontecer no horário das 14h, com o primeiro encontro nas segundas-feiras e o segundo às terças-feiras, como já vem acontecendo. Essa nova mudança foi aprovada, em turno único, durante a última sessão plenária do Legislativo em 2021, realizada na última terça-feira (21), quando o projeto de resolução 51/2021 recebeu apoio da maioria dos vereadores — somente o vereador José Júlio Rodrigues “do Combem” (PP) não participou da votação, pois está afastado por motivos de saúde.
A proposta para que as reuniões da Câmara de Itabira retornassem ao seu horário tradicional foi apresentada pelo vereador Sidney Marques Vitalino Guimarães “do Salão” (PTB), mas contou com o apoio da maioria dos parlamentares, que também assinaram o projeto de resolução. Para eles, nos meses em que os encontros legislativos aconteceram no chamado horário noturno não foi observado o aumento da participação popular — principal argumento para ter transferido as sessões ordinárias e de comissões para às 18h e 16h, respectivamente.
Relembre
Em junho, por meio do projeto de resolução 01/2021, de autoria do presidente da Câmara de Itabira, Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (PSB), os vereadores aprovaram por unanimidade a transferência da sessão ordinária das 14h para as 18h — com o argumento de que a alteração poderia aumentar a participação popular no encontro.
Em agosto, foi a vez da reunião de comissões passar por alterações. O projeto de resolução 36/2021, de autoria de Reinaldo Lacerda de Soares (PSDB), propôs que o encontro passasse das quintas-feiras, às 14h, para as segundas-feiras, às 18h. O texto recebeu uma emenda modificativa, de autoria de Sidney do Salão, que estabeleceu, por fim, o horário de início às 16h. Essas mudanças também foram aprovadas pela maioria dos vereadores.