Revitalização da Câmara de Itabira avança; 60% do empreendimento está concluído
O projeto está avaliado em R$ 1.640.000,00 e está sendo realizado pela Construtora Ápice
A área externa da Câmara Municipal de Itabira passa por revitalização desde janeiro de 2022 — em um projeto avaliado em R$ 1.640.000,00. De acordo com a assessoria de comunicação do Legislativo, 60% das obas já estão concluídas. O empreendimento está sendo executado pela Construtora Ápice, que venceu o processo licitatório em dezembro de 2021.
Entre as medidas previstas no projeto de revitalização estão adequações para acessibilidade, substituição completa de telhas, novo piso, construção de muro de arrimo, mais vagas de estacionamento, revitalização de espaços de uso comum entre vários colaboradores e construção de uma praça.
Enquanto a reforma durar, os trabalhos legislativos seguem normalmente com a realização das sessões plenárias e acesso liberado do público ao prédio.
Detalhes da obra
A sede da Câmara foi construída há mais de 30 anos e, conforme informações da assessoria de comunicação do Legislativo, o telhado tinha sua condição física esgotada, sem mais condições de uso. Dessa forma, havia vazamentos constantes com perdas significativas de equipamentos, móveis e materiais. As telhas estão sendo substituídas por materiais termoacústicos, também conhecida como telha sanduíche.
Além disso, ao fazer o projeto arquitetônico da obra foi notado que a acessibilidade do prédio estava irregular de acordo com as normas técnicas. Portanto, adequações foram feitas nas rampas que dão acesso à sede da Câmara.
As áreas de evacuação também estão sendo regularizadas, bem como o piso do estacionamento. Para suprir o déficit de vagas de estacionamento, foi necessário cortar o barranco existente na parte de trás do prédio e construir um muro de arrimo. O muro terá cerca de 50 metros de largura e 4 metros de altura. Com essas mudanças, 15 novas vagas serão criadas.
Também está sendo revitalizado o almoxarifado, cozinha e ambientes de trabalho dos colaboradores terceirizados, como motoristas, funcionários que cuidam da limpeza e recepção.
A reforma traz, ainda, a criação de uma praça e espaço de convivência, que ficará em frente ao prédio do Legislativo. A fonte que existe atualmente será mantida. Porém, receberá reparos, nova bomba de água e iluminação.
O acesso ao estacionamento também passará por alterações. O projeto prevê que a entrada será feita pela lateral do prédio e a saída logo após o sinal, sentido à Alameda José Doroteia Reis. A mudança se faz necessária diante uma condição insegura da saída do estacionamento e acesso à avenida Carlos Drummond de Andrade. Estudos feitos indicaram as alterações que serão realizadas.
Demora na divulgação de informações
No início de março, o portal DeFato entrou em contato com a assessoria de comunicação da Câmara de Itabira e fez alguns questionamentos sobre a reforma da sede do parlamento itabirano. Entre elas: em que fase estava o empreendimento e quais as próximas etapas, qual o cronograma da empreitada e a previsão para sua conclusão.
As perguntas também foram repassadas ao presidente do Legislativo, Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (PSB). Porém, passados dois meses da solicitação, não houve qualquer retorno aos questionamentos.
Informações sobre as obras só foram disponibilizados na última sexta-feira (13), cujos dados foram reproduzidos nesta matéria.