Por meio de vídeos publicados em suas redes sociais, a Prefeitura de Pará de Minas e a Defesa Civil recomendaram, neste domingo (9), que os moradores da zona rural da cidade, de Pitangui e de Onça de Pitangui deixem as casas imediatamente. Eles informam que quem mora abaixo da Usina do Carioca está na zona alto risco de um possível rompimento da barragem. O motivo são as chuvas que assolam Minas Gerais.
Em vídeo divulgado no Instagram da prefeitura, o Sargento Oliveira, do Corpo de Bombeiros, ressalta o alerta para os moradores. “Nesse momento, existe o risco de rompimento da barragem do Carioca. (…) Segundo a mancha de inundação do plano de ação da empresa Santanense (responsável pela barragem), caso o rompimento aconteça, a água atingirá as áreas localizadas nas proximidades dos rios Pará e São João”, disse.
Ele informou ainda que equipes da Prefeitura, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros estão no local. Está em funcionamento o ponto de apoio em Carioca, no Posto de Saúde e no Salão ao lado da igreja. O objetivo é receber as famílias dos moradores das imediações da barragem que não tem para onde ir.
Em outro vídeo, militares da polícia e dos bombeiros informam os moradores sobre a situação e pedem que eles saiam de casa imediatamente.