Pré-candidato à reeleição, Romeu Zema (Novo) lidera a corrida pelo Governo de Minas Gerais — com 44% das intenções de votos. O seu principal oponente, o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kali (PSD), aparece na segunda colocação, com preferência de 26% do eleitorado mineiro. Os dados são da pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta sexta-feira (8).
O senador Carlos Viana (PL), correligionário do presidente Jair Bolsonaro (PL), está em terceiro na pesquisa, com 2%. Outros pré-candidatos ao comando do poder Executivo estadual aparecem com 1% das intenções de voto: Lorene Figueiredo (PSOL), Marcus Pestana (PSDB), Miguel Corrêa (PDT), Renanta Regina (PCB) e Vanessa Portugal (PSTU).
Também há 15% de indecisos e 9% de potenciais abstenções ou votos nulos/brancos. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais. Os índices se referem à pesquisa estimulada, em que os participantes são instados a opinar a partir de uma lista de pré-candidatos.
Pesquisa espontânea
No cenário espontâneo, há 73% de indecisos. Zema é o mais citado, com 15% das menções; seguido por: Kalil, com 7%. Os outros postulantes, somados, angariaram 1%. Já brancos, nulos e abstenções correspondem a 4%.
Na pesquisa espontânea os eleitores apontam livremente o pré-candidato preferido.