Ronaldo entrega primeira parte da avenida Integração e exalta importância para a mobilidade de Itabira

Prefeito citou que nova via interligará duas regiões muito movimentadas da cidade, responsável por quase 40% de toda população

Ronaldo entrega primeira parte da avenida Integração e exalta importância para a mobilidade de Itabira
Prefeito Ronaldo, secretários e vereadores acompanharam a liberação da avenida Integração – Foto: Rodrigo Andrade/DeFato

A avenida Integração, que interliga os bairros Machado e Gabiroba, teve a primeira etapa do projeto entregue pelo prefeito Ronaldo Magalhães (PTB) na manhã deste sábado (27). Durante visita à nova via, acompanhado de secretários e vereadores, o chefe do Executivo exaltou o importante papel que a avenida terá na mobilidade de Itabira devido ao fato de aproximar duas regiões muito populosas da cidade.

“É uma obra muito especial e importante, pois interliga regiões que abrigam aproximadamente 40% da população de Itabira. Por isso, lutamos para realizar o projeto e fizemos tudo com muito zelo e carinho, porque entendemos a importância dessa obra para o desenvolvimento de nossa cidade. É um ganho muito importante para o transporte coletivo, para a mobilidade das pessoas e que já era demandado há muito tempo pela população”, comentou o prefeito.

ronaldo-magalhaes
Prefeito exaltou a importância da nova avenida – Foto: Rodrigo Andrade/DeFato

A avenida Integração é a extensão da avenida Machado de Assis, no bairro Machado. Nessa primeira etapa, ela se estende por 1,7 quilômetro até o trevo da avenida Dr. Pedro Guerra, no bairro Gabiroba. Durante o percurso, há uma interligação também com a rua Humberto Campos, principal via do bairro João XXIII. A obra foi entregue com 16 meses, superando a meta prevista em contrato, de 24 meses. O valor da empreitada é de cerca de R$ 20 milhões.

O projeto ainda não está totalmente concluído. Falta a iluminação. De acordo com o secretário municipal de Obras, Ronaldo Lott, houve atraso da Cemig na aprovação, que requereu mudanças para adaptar o projeto ao da nova iluminação de led, já implantado na avenida Machado de Assis. Os postes já estão fixados. O secretário afirma que a luz será instalada “em muito breve”.

“Resolvemos liberar o fluxo porque detectamos, nos últimos 15 dias, uma movimentação muito grande aqui na avenida. As pessoas já estavam caminhando, andando de bicicleta, ansiosas para ter este espaço disponível. Por isso, aceleramos os procedimentos para ter este momento”, destacou o secretário de Obras.

O conteúdo continua após o anúncio
avenida-integracao-itabira
Avenida Integração tem primeira parte liberada – Foto: Rodrigo Andrade/DeFato

Passeios largos

Um dos destaques da nova avenida é o farto passeio para pedestres, com três metros de largura. Durante a visita, o secretário de Obras fez um pedido aos usuários da via de que respeitem o espaço. “O itabirano em geral não gosta muito de andar em passeio, é uma marca nossa, infelizmente. Esta será uma avenida movimentada, com muitos carros. Todos precisam respeitar para não termos acidentes”, comentou Ronaldo Lott.

avenida-integracao-itabira
Venida tem passeios largos – Foto: Rodrigo Andrade/DeFato

Piscinão

Outro ponto que chama atenção na obra é a bacia de contenção que há no meio da extensão da avenida. A intenção, segundo explicou o governo municipal, é impedir a chegada de grande volume de água no canal do gabiroba nos dias de chuvas intensas. “É o famoso piscinão. Rio de Janeiro, São Paulo e até Belo Horizonte está usando em construções”, argumentou o secretário de Obras. “Como o canal do Gabiroba, a jusante, já está pronto, não poderíamos aumentar essa vazão. Então, fizemos essa bacia de retenção. Se vier uma enchente muito forte, a água enche naquele trecho e só passa pelo canal a quantidade que o canal de baixo suporta”, completa.

avenida-integracao-itabira
Bacia de contenção para impedir enchentes – Foto: Rodrigo Andrade/DeFato

Nova etapa

As obras na região do bairro Machado continuam. A Prefeitura trabalha com o prazo de entregar, até outubro, a segunda etapa da avenida Integração, que segue da Machado de Assis até a região do bairro Hamilton. Ao fim desse trecho, toda a avenida terá 4 quilômetros de extensão e será a maior da cidade. O governo ainda trabalha para deixar pronto o projeto executivo da terceira etapa da nova via, que chegará à avenida Rio Doce, no bairro Areão.

“Essa obra vem há muitos anos sendo discutida, prometida, com falas sobre projeto e tal. Tudo bem, falar de projeto é importante, mas tem que realizar. E nós estamos, graças a Deus, conseguindo entregar, com muita luta do governo. Um trabalho árduo, que ao longo do tempo estamos realizando”, exaltou o prefeito Ronaldo Magalhães.

Galeria de Fotos

MAIS NOTÍCIAS