Rotary Itabira Cauê realiza testagem para Covid-19 em asilo de Santa Maria

A ação faz parte do Projeto Corona Zero, uma iniciativa do Rotary no Brasil

Rotary Itabira Cauê realiza testagem para Covid-19 em asilo de Santa Maria

O Rotary Club de Itabira-Cauê realizou gratuitamente nesta segunda-feira (15) a testagem para coronavírus nos idosos do Asilo Salvador Pires, em Santa Maria de Itabira. Este é o segundo Lar agraciado com o Projeto. O Rotary mantém contato com outros asilos de Itabira e região que se interessarem em participar da ação que visa garantir a saúde de idosos durante a pandemia.

De acordo com a rotariana Marília Procópio, a primeira fase de testagens aconteceu no asilo de Ferros, com 50 testes realizados. Em Santa Maria foram 82 testes. Todos os exames são colhidos e encaminhados para um laboratório em São Paulo.

“O exame é feito em todos que estão diretamente ligados aos asilos: idosos e funcionários. O material é recolhido e encaminhado para o laboratório em São Paulo. Assim que os resultados estiverem disponíveis, eles são encaminhados aos médicos responsáveis pelas instituições”, explica Marília. 

O papel do Rotary neste projeto é realizar voluntariamente através de seus associados o incentivo de parcerias locais com os órgãos de saúde e laboratórios, para seleção de asilos, treinamento e instalação do protocolo de segurança do Ministério da Saúde para a testagem e ações em caso de ocorrência de casos positivos.

O conteúdo continua após o anúncio

A coleta, logística e os Testes usados são os PCR e retestagem nos casos subsequentes que venham a apresentar sintomas, todos fornecidos gratuitamente pelo Rotary. Ainda, é feita a distribuição de máscaras de proteção a todos os residentes e profissionais dos asilos servidos na ação.

São parceiros do Rotary Club de Itabira-Cauê na Projeto Corona Zero em Santa Maria de Itabira a Secretaria de Saúde local com gelo e transporte e o Laboratório Duarte, que tem uma unidade na cidade vizinha e disponibilizou três funcionárias que realizaram a coleta do material.

O projeto

O Corona Zero é um conjunto de ações desenvolvidas com o objetivo de proteger a população mais vulnerável na pandemia do Covid-19, ou seja os residentes das Instituições de Longa Permanência para Idosos ou asilos e casas de retiro, além dos os trabalhadores delas e profissionais da saúde que ali atendem. O intuito é evitar a tragédia que houve nos EUA e na Europa, onde 50% do total de mortes no país foram oriundas dessa população.

MAIS NOTÍCIAS