O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itabira (Saae) espera concluir até dezembro a construção de uma caserna de alvenaria para abrigar um transformador de energia localizado na rua Santo Antônio, entre os bairros Pará e Vila Paciência. Atualmente, o equipamento está sustentado em uma estrutura de madeira presa a dois postes.
De acordo com a assessoria de comunicação da autarquia, a obra é necessária porque no ano passado, após um acidente veicular, a estrutura que sustentava o transformador foi danificado e o deixou pendurado. Desde então, o equipamento foi desativado pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e só deve ser religado após a conclusão das obras de construção do novo abrigo.
“Como estamos finalizando uma nova estrutura para condicionar o equipamento, a equipe do Saae fez algumas adequações para manter o mesmo longe de furtos e vandalismo. Nós fixamos madeiras no poste danificado, mantivemos a estrutura parafusada e isolamos o local. Porém, constantemente o isolamento é alvo de vandalismo e furtos. Acreditamos que em dezembro a empreiteira contratada finalizará a estrutura para melhor condicionar o transformador”, afirmou a autarquia em nota enviada ao portal DeFato.
Entenda
Em dezembro de 2020, um carro perdeu o controle ao transitar pela rua Santo Antônio, sentido bairro Pará, e rompendo uma cerca de arame e batendo contra um poste de sustentação de um transformador de energia do Saae. O acidente danificou a estrutura de sustentação do equipamento.