Nesta semana, foi iniciado em Santa Maria de Itabira o monitoramento por câmeras do Programa Olho Vivo. Nesta primeira fase, foram instaladas oito câmeras em pontos estratégicos do município com o objetivo de contribuir na repressão aos crimes e auxiliar o trabalho das forças de segurança.
O projeto é resultado de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, família Bretas — grupo empresarial que detém diversos negócios na cidade — e Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).
O prefeito Reinaldo das Dores Santos (PSD) esteve na sede da Polícia Militar para acompanhar os últimos ajustes no sistema e salientou a satisfação em ver o sistema em funcionamento. “É uma grande alegria ver o sistema funcionando. Tenho certeza que vai contribuir muito para que a cidade e a população tenham mais segurança. Já estamos trabalhando para ampliar o número de câmeras e com isso aumentar ainda mais a segurança em nosso município”, declarou.
Tecnologia
O Programa Olho Vivo de Santa Maria é integrado ao sistema Hélios, da Polícia Militar. Todas as leituras são verificadas com base no banco de dados das forças de segurança pública e compartilhadas numa rede integrada da corporação, com contato e envio imediato das informações.