São Gonçalo do Rio Abaixo estuda adesão ao Programa de Vigilância Colaborativa

Parceria com a Polícia Militar pode ampliar monitoramento por câmeras e reforçar a segurança pública no município

São Gonçalo do Rio Abaixo estuda adesão ao Programa de Vigilância Colaborativa
Foto: Divulgação 17 Cia PM Ind.

Na tarde desta terça-feira (13), o prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, Raimundo Nonato Barcelos, o Nozinho, recebeu o subcomandante da 17ª Companhia Independente da Polícia Militar, Capitão Marlon, e o Tenente Daniel Andrade em seu gabinete para discutir a possível adesão do município ao Programa de Vigilância Colaborativa. O programa, já implementado com êxito em diversas cidades do Médio Piracicaba, propõe a integração de câmeras de segurança de órgãos públicos e estabelecimentos privados à rede de monitoramento da Polícia Militar.

As imagens captadas pelos equipamentos de segurança são compartilhadas em tempo real com as forças de segurança por meio de um sistema digital seguro, otimizando a atuação policial.

De acordo com o Tenente Daniel Andrade, “O Projeto Vigilância Colaborativa não apenas amplia a capacidade de resposta da polícia, mas também aumenta a sensação de segurança da população, inibe ações criminosas e facilita a investigação de delitos”.

Entre os principais benefícios da iniciativa estão o monitoramento contínuo de áreas públicas, com acesso remoto por parte das equipes policiais, o envio imediato de viaturas a locais de ocorrência, o auxílio na elucidação de crimes através de registros audiovisuais e o fortalecimento da parceria entre comunidade e corporação. A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, em diálogo com a PM, analisa agora os trâmites técnicos e administrativos necessários para formalizar a adesão ao programa.