São Gonçalo do Rio Abaixo lança plano de desenvolvimento sustentável com investimento de R$ 53 milhões; saiba mais

Parceria entre a Prefeitura e a mineradora Vale prevê investimentos de curto prazo em desenvolvimento econômico, educação, saúde, habitação, saneamento e empreendedorismo

São Gonçalo do Rio Abaixo lança plano de desenvolvimento sustentável com investimento de R$ 53 milhões; saiba mais
Foto: Ascom/PSGRA

São Gonçalo do Rio Abaixo deu na última sexta-feira (26) mais um passo na estratégia de preparação do município para o futuro pós-mineração. Em cerimônia realizada no auditório do Centro Administrativo, a Prefeitura Municipal e a mineradora Vale lançaram oficialmente o Plano de Desenvolvimento Sustentável, iniciativa que prevê investimentos da ordem de R$ 53 milhões em projetos estruturantes a serem executados entre 2026 e 2028.

Construído ao longo de 2025 e 2026 por diferentes setores da administração municipal em conjunto com a mineradora, o plano reúne seis grandes eixos estratégicos: a criação da Agência de Desenvolvimento Econômico, Social e Territorial Prospera; a consolidação da Unidade Tecnológica do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG); a modernização do Hospital Municipal; a expansão urbana e habitacional; investimentos em segurança hídrica e saneamento; e a implantação do Centro de Aceleração de Negócios.

A proposta surge em um momento de forte expansão econômica do município e busca transformar a atual riqueza gerada pela mineração em investimentos permanentes, capazes de sustentar o desenvolvimento local no longo prazo.

Durante a apresentação do plano, o prefeito Raimundo Nonato de Barcelos (PDT), o “Nozinho”, destacou que a preocupação com o futuro econômico de São Gonçalo do Rio Abaixo acompanha sua trajetória administrativa desde o primeiro mandato.

“Hoje, estamos dando mais um passo para preparar o São Gonçalo para o futuro. Eu sempre digo, uma coisa minério não dá duas safras, e um dia ele acaba. Por isso, desde o primeiro mandato à frente da prefeitura, sempre tive uma preocupação em fazer o bom uso do dinheiro público e preparar São Gonçalo para o futuro. Foi pensando nisso que investimos em infraestrutura, valorizamos o fortalecimento da educação, investimos na saúde, preparamos a cidade para receber novas empresas. Geramos empregos, planejamos o crescimento da cidade e esse plano [de Desenvolvimento Sustentável] segue o mesmo caminho”, afirmou.

Planejamento construído para além da mineração

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de São Gonçalo do Rio Abaixo, Gabriel Quintão, explicou que o objetivo central do plano é garantir que a riqueza produzida atualmente pela mineração seja convertida em desenvolvimento permanente:

“Qual que é o objetivo? É transformar o recurso mineral de hoje, essa riqueza que o município tem, que é através dos royalties da mineração, em um desenvolvimento sustentável que garanta investimentos permanentes para ter qualidade de vida para todas as pessoas”.

Segundo o secretário, a elaboração do plano envolveu diversas áreas da administração municipal.

“Ao longo de 2025 e 2026, várias reuniões aconteceram entre diversas secretarias municipais. Aqui eu destaco, por exemplo, a Secretaria de Governo, Meio Ambiente, Cultura e Turismo, Obras, Serviços Urbanos, a Procuradoria Jurídica. Todas as secretarias envolvidas discutindo em conjunto para que pudesse chegar nesse plano, poder discutir quais seriam as ações prioritárias para o município buscar esse investimento junto à Vale”.

Agência Prospera buscará garantir continuidade das políticas públicas

Um dos principais pilares do projeto é a criação da Agência de Desenvolvimento Econômico, Social e Territorial Prospera, que terá como objetivo garantir a continuidade das ações de desenvolvimento econômico independentemente das mudanças administrativas futuras.

Segundo Gabriel Quintão, “essa aqui é a transformação, é a materialização de todo esse arcabouço de leis e de ações em uma estrutura, um serviço social autônomo, que vai dar a São Gonçalo a perenidade das suas ações. Vai permitir que, mesmo com o passar do tempo, todas essas ações e programas voltadas ao desenvolvimento econômico tenham continuidade, que essas ações possam ter sequência”.

O secretário explicou ainda que a agência reunirá representantes do poder público, da iniciativa privada e da sociedade civil organizada.

IFMG será consolidado como polo de inovação

Outro eixo estruturante do plano é a consolidação da Unidade Tecnológica do IFMG, inaugurada em abril deste ano e que passará a receber investimentos destinados ao custeio das atividades pelos próximos quatro anos.

Gabriel Quintão destacou que a unidade nasceu para atender diretamente às demandas do município. Ele também detalhou a estrutura já existente:

“Então a gente tem desde laboratórios dos nossos cursos técnico em química, técnico em alimentos, nós temos ali no último andar, onde era o gabinete do prefeito, procuradoria jurídica, hoje se transformou num grande coworking, onde empresas das cidades estão pré-incubadas, estão tendo oportunidade de transformar aquele sonho, aquele desejo em um CNPJ e prosperar”.

Para o prefeito Nozinho, o instituto representa um investimento estratégico na formação profissional. “O IFMG é um exemplo disso. Estamos investindo em educação, tecnologia e qualificação. Queremos preparar os nossos jovens e trabalhadores para oportunidades que já estão chegando”.

Hospital Municipal receberá investimentos em equipamentos e serviços especializados

A modernização do Hospital Municipal constitui outro eixo prioritário do plano. Segundo Gabriel Quintão, “não há que se falar em desenvolvimento econômico sem qualidade de vida. Em primeiro lugar, tem que se desenvolver as pessoas”.

Ele destacou que os recursos serão destinados à aquisição de equipamentos e ampliação dos serviços especializados. “E aqui envolve os recursos para fazer aquisição de equipamentos de qualidade para ampliar a capacidade de atendimento e, principalmente, poder ter a oferta de serviços especializados”, disse.

O prefeito Nozinho também ressaltou a importância do investimento. “O que antes era um PA [Pronto Atendimento] avançado já está funcionando como um hospital. Nós já estamos faturando os serviços que as pessoas procuram. Vamos equipar o hospital, ampliar o atendimento e realizar cirurgias”, contou.

Habitação e expansão urbana entram na pauta estratégica

O crescimento populacional do município também levou à inclusão da política habitacional entre os projetos prioritários. Sobre isso, Gabriel Quintão explicou: “entendemos que a habitação é uma questão que precisa ser atacada e a Vale compreendeu isso a partir desse diagnóstico [feito pela Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo]”.

O programa prevê ações voltadas principalmente para trabalhadores e famílias residentes no município. “Vamos priorizar e investir em moradia. Nossa cidade está crescendo, novas empresas estão chegando e as novas famílias escolhendo viver aqui”, avaliou Nozinho.

Segurança hídrica e saneamento receberão investimentos

O plano também prevê investimentos em abastecimento de água, reservatórios e saneamento básico, considerados fundamentais para sustentar a expansão industrial. “Precisamos pensar isso. Estamos aí caminhando para o planejamento do quinto distrito industrial e sem água, sem uma estrutura, não tem como a gente falar em atração de empresas”, analisou Gabriel Quintão.

Nozinho também destacou a relevância dos investimentos em saneamento básico: “nossa meta é que, até o final do [atual] mandato, toda a população tenha água e esgoto tratado. É uma obra que muita gente não vê, porque está debaixo da terra. Mas ela melhora a saúde, protege o meio ambiente e prepara a cidade para receber novas empresas”.

Centro de Aceleração de Negócios quer estimular pequenos empreendedores

O Centro de Aceleração de Negócios será implantado com foco inicial na cadeia de alimentos e posteriormente em empresas de base tecnológica. “Estamos falando de quase 27 módulos de unidade para pequenas empresas que estarão lá, dentro de uma legislação própria”, detalhou Gabriel Quintão.

Ele destacou ainda o objetivo de estimular a formalização e o crescimento dos pequenos negócios locais: “a nossa intenção é apoiar esses pequenos produtores e agregar valor”.

Vale considera São Gonçalo referência para municípios mineradores

Representando a Vale, o diretor de Relações Institucionais, Marcelo Klein, afirmou que São Gonçalo do Rio Abaixo se tornou referência nacional em planejamento territorial sustentável. Ele destacou que o município possui pilares sólidos de governança e planejamento.

“A gente vê todas as preocupações com segurança jurídica, governança, transparência, responsabilidade fiscal. Eixos fundamentais para o desenvolvimento da cidade”, avaliou.

O executivo também defendeu a necessidade de preparar os municípios enquanto a mineração ainda gera riqueza. “Entendemos que a mineração precisa compartilhar prosperidade com a sociedade. E a mineração sustentável é isso, a mineração responsável é isso”.

Câmara destaca visão de longo prazo

Representando o Legislativo, o vereador Marlon Túlio Pessoa Costa (Avante), presidente da Câmara Municipal, destacou a importância do planejamento estratégico para o município:

“Responsabilidade, planejamento e visão de longo prazo. Falar em desenvolvimento sustentável é falar em gerar oportunidades, fortalecer a economia local, atrair novos investimentos e preparar nossa cidade para os desafios e as oportunidades dos próximos anos”.

Ele concluiu defendendo que os projetos tragam resultados concretos para a população. “Que este plano se traduza em resultados concretos para a nossa população, garantindo mais emprego, renda e qualidade de vida para todos”.

O Plano de Desenvolvimento Sustentável foi concebido como uma estratégia de curto prazo, com ações previstas para os anos de 2026, 2027 e 2028. A expectativa da administração municipal é que os investimentos consolidem uma base econômica mais diversificada e reduzam gradativamente a dependência da atividade mineral, preparando São Gonçalo do Rio Abaixo para um novo ciclo de desenvolvimento.