São Gonçalo terá nova ETA com capacidade para triplicar o abastecimento

A estimativa de investimento é de R$ 17 milhões, sendo R$ 10 milhões custeados pela Vale e o restante com recursos do Executivo

São Gonçalo terá nova ETA com capacidade para triplicar o abastecimento
Nova ETA fará a captação de água do rio Una

Uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) será construída em São Gonçalo do Rio Abaixo (região Central de Minas Gerais). O empreendimento vai triplicar o volume de captação e tratamento no município, aumentando de 18 para 50 litros de água tratada por segundo. A estimativa de investimento é de R$ 17 milhões, sendo R$ 10 milhões custeados pela Vale e o restante com recursos do Executivo. O edital de licitação para execução da obra será publicado nos próximos dias. As informações foram divulgadas pela prefeitura.

A nova ETA será na região de Rio Claro, com captação em um afluente do rio Una, de onde a água será captada para ser tratada e distribuída para toda a cidade. Na região central do município será instalado um ponto de distribuição, com capacidade de 650 mil litros de reserva. O projeto contempla ainda mais quatro pontos de armazenamento com capacidade de 200 mil litros cada. O sistema da nova ETA será 100% automatizado. A atual ETA de São Gonçalo opera 24 horas por dia, a futura Estação terá mais autonomia e eficiência, podendo trabalhar em apenas 6 a 8 horas diárias um volume de água três vezes maior que a estrutura antiga, gerando economia de produtos químicos e menos gasto de energia.

“A nova ETA é um grande passo no sentido de aumentar a capacidade do sistema de abastecimento na cidade. Com uma estrutura moderna, vai possibilitar a oferta de uma maior quantidade de água tratada para a população, o que refletirá positivamente na qualidade de vida do cidadão são-gonçalense”, diz o prefeito Antônio Carlos Noronha Bicalho.