Sara Zeferino, jornalista itabirana e correspondente da DeFato, é homenageada no Prêmio do Esporte Mineiro
Sara Zeferino foi escolhida em primeiro lugar, através de votação popular, na categoria “Jornalista Esportivo Destaque”
O Governo de Minas entregou na última segunda-feira (9), o Prêmio do Esporte Mineiro, reconhecendo personalidades que se destacaram na temporada de 2024. A premiação chegou à sua oitava edição homenageando atletas, técnicos, jornalistas, personalidades do mundo esportivo e entidades que contribuíram para o setor. Entre os (as) agraciados (as) com o mérito está a itabirana Sara Zeferino, jornalista da TV Horizonte e correspondente do Grupo DeFato em Belo Horizonte.
Sara Zeferino foi escolhida em primeiro lugar, através de votação popular, na categoria “Jornalista Esportivo Destaque”, onde disputou o prêmio com José Augusto Toscano, da Rádio Inconfidência, e Bruno Furtado, do portal Itatiaia. O reconhecimento à jovem jornalista veio pelo seu trabalho como comentarista no programa “Placar Horizonte”, atração da qual ela também é produtora.
Itabirana de berço, Sara foi estudante de escolas da rede estadual de ensino até chegar a PUC Minas, onde se graduou em Jornalismo. Além da sua experiência na TV Horizonte, Sara passou pela Rádio Inconfidência – local onde conheceu José Augusto Toscano, que coincidentemente foi seu “concorrente” no Prêmio do Esporte Mineiro. A jovem jornalista também tem chamado a atenção pelas participações frequentes como locutora nas transmissões do Campeonato Mineiro de Futebol Feminino, através da Federação Mineira de Futebol, no YouTube.
Em entrevista à DeFato, onde ela atua desde 2021, Sara comentou sobre a conquista recebida e celebrou o ano de 2024, que em sua avaliação, tem sido muito especial e de grande responsabilidade: “Fiquei muito feliz, muito mesmo, mas anestesiada porque é uma premiação que coroa toda essa trajetória, que é acompanhada pela minha família, pelos meus amigos, pelos meus colegas jornalistas e meus colegas de empresa, que também fazem parte dessa trajetória. Sou muito grata por ter chegado até aqui, por ter conquistado esse prêmio e por poder partilhar, de certa forma, com várias pessoas que votaram, me apoiaram e torceram por mim”, disse.
Protagonismo feminino
Muito comunicativa e apaixonada por esportes desde criança, Sara sempre soube que queria se tornar um jornalista, apesar de também saber dos percalços que enfrentaria por ser mulher em um ambiente majoritariamente masculino. “A gente passa por alguns questionamentos, alguns ditos, outros não ditos, mas a gente sempre tem que se provar mais do que os homens, por exemplo. Eu sabia desse desafio”, disse Sara, ao comentar sobre o início da sua jornada.
Também por este motivo, enquanto produtora de um programa esportivo, ela busca dar visibilidade ao futebol feminino, pautando o esporte para mais pessoas e ajudando a tirar os estigmas e preconceitos enraizados em relação à modalidade. “Ainda temos que falar disso, de dar esse espaço para o futebol feminino dentro do Brasil”, finalizou.
Ver essa foto no Instagram
Prêmio do Esporte Mineiro
A premiação é uma iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), em reconhecimento à cadeia produtiva do esporte. São 15 categorias que vão agraciar personalidades e entidades que ajudaram Minas Gerais a se consolidar como polo de excelência e oportunidades no esporte. Além das categorias populares, o PEM 2024 celebra o ano olímpico, homenageando com o certificado Orgulho Mineiro os atletas e paratletas mineiros que participaram dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024.
Os atletas, paratletas e técnicos foram premiados nas categorias: atleta destaque (alto rendimento) masculino e feminino; bolsa atleta olímpico masculino e feminino; bolsa atleta paralímpico masculino e feminino; bolsa técnico olímpico; bolsa técnico paraolímpico; atleta escolar destaque masculino e feminino; Jogos do Interior de Minas (Jimi) paradesporto masculino e feminino; atleta destaque Jogos Indígenas masculino e feminino; e técnico escolar.
As entidades, associações e prefeituras que desenvolveram ações de fomento ao esporte também concorreram ao prêmio nas categorias Núcleo de Fomento ao Paradesporto; Núcleo Melhor Geração; projeto da Lei de Incentivo ao Esporte; Núcleo Geração Esporte; e Projeto Transformador – reconhecimento de trabalho esportivo social. O prêmio reconheceu, ainda, jornalista esportivo; mulher no esporte e evento esportivo.