A secretária de Estado de Educação de Minas, Julia Sant’Anna, deu mais detalhes nesta quarta-feira (13) sobre o Regime de Estudo não Presencial lançado pela pasta. Durante a coletiva de imprensa, Julia esclareceu o funcionamento das ferramentas propostas para viabilizar o ensino remoto e buscou tranquilizar professores, alunos e familiares sobre a continuidade dos estudos durante o período de isolamento social. A secretária também ressaltou que todas as atividades serão feitas em casa e que as escolas permanecem fechadas enquanto for necessário.
Ainda de acordo com Julia Sant’Anna, o modelo adotado em Minas Gerais foi construído em diálogo com professores, equipes pedagógicas e entidades ligadas à Educação. Ela afirmou que todas as ferramentas foram pensadas para garantir que o maior número possível de alunos seja contemplado e possa seguir o aprendizado, sem ficar exposto às aglomerações e a riscos.
“Não haverá atividades de professores e alunos em escolas. As escolas em Minas Gerais seguem fechadas, como no restante do país. Não há o que se preocupar. Professores não têm que se dirigir às escolas, esse acompanhamento deverá ser feito, integralmente, de suas casas”, afirmou a secretária.
Juliana defendeu que o ensino remoto vai possibilitar que os alunos da rede pública estadual de Minas Gerais sejam menos afetados e sofram o mínimo possível no momento em que as atividades escolares presenciais forem retomadas. De acordo com a secretária, “o diálogo e o esforço de gestores e professores permitiu que Minas Gerais construísse um modelo de destaque nacional”. “A gente está com as melhores ferramentas nacionalmente. A gente não admitiu que não fossem usadas as melhores ferramentas, dispôs recursos financeiros para garantir isso e nosso modelo tem sido bastante elogiado nacionalmente. A gente vai conseguir ter bastante orgulho desse processo”, argumentou.
Serão usadas três ferramentas durante o período de ensino remoto: o Plano de Estudo Tutorado (PET); o aplicativo Conexão Escola; e o programa de TV “Se Liga na Educação”, que será exibido pela Rede Minas. Além disso, as redes sociais e o site da SEE/MG também ajudarão na integração das ações. A estreia do programa “Se Liga na Educação” será na segunda-feira, 18 de maio, e o aplicativo estará disponível no Google Play Store na mesma data. Em breve será disponibilizado também na Apple Store. A navegação na plataforma será custeada pelo governo de Minas. Os planos de estudo foram disponibilizados nessa terça-feira no site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br.
Avaliação dos estudantes
A coletiva também teve a participação da subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Geniana Faria, que esclareceu como vai funcionar a parte avaliativa das atividades feitas durante o período de aulas remotas. Segundo ela, o momento é para garantir que os alunos sejam estimulados a aprender os conteúdos conforme o que estabelece as apostilas do Plano de Estudo Tutorado (PET) através das atividades de fixação e as avaliações serão realizadas quando as aulas presenciais forem retomadas.
Ainda de acordo com Geniana, a carga horária obrigatória de 800 horas, como estabeleceu o Conselho Nacional de Educação, está sendo cumprida e considerada no plano, mas a forma como será fechado o ano letivo ainda será definida “A organização das demais horas, no retorno das aulas presenciais, depende de normativa do Conselho Estadual de Educação”, disse.
Para os alunos da educação especial, a subsecretária ainda destacou que foi desenvolvido material considerando as especificidades. Ela acrescentou que para todos os alunos que eventualmente apresentarem dificuldades de aprendizado no modelo de aulas remotas estão sendo desenvolvidas algumas estratégias. “Para aqueles que tiverem dificuldades no desenvolvimento das atividades estamos organizando um planejamento bastante cuidadoso de retomada das aulas presenciais. E, no retorno, será realizada uma avaliação diagnóstica para que a gente entenda a eventual defasagem, as dificuldades que não foram desenvolvidas para que os estudantes possam ter uma retomada do conteúdo ou até mesmo reforço escolar”, informou Geniana.

