Secretário de Estado discute medidas para conter o avanço da violência em Itabira

Rômulo afirmou que os crimes cometidos por adolescentes têm pesado muito negativamente nos índices de criminalidade em Itabira

Secretário de Estado discute medidas para conter o avanço da violência em Itabira
O secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo de Carvalho Ferraz, se reuniu com autoridades civis, políticas, judiciárias e militares na manhã desta terça-feira, 11 de março, no 26º Batalhão da Polícia Militar, para discutir medidas de segurança em Itabira. O encontro, que ocorreu a portas fechadas, teve como objetivo debater o alto índice de violência no município, principalmente homicídios, e crimes envolvendo menores.
 
Em entrevista à imprensa, o secretário afirmou que medidas de curto e médio prazo serão tomadas para conter o avanço da criminalidade. Ele citou a criação de um grupo de contenção a homicídios, a predisposição em alocar recursos estaduais para a construção da Associação de Proteção aos Condenados (Apac) e a reforma de um imóvel que servirá de centro de internação para menores infratores.
 
Rômulo afirmou que os crimes cometidos por adolescentes têm pesado muito negativamente nos índices da cidade. “Vamos dar uma resposta rápida à população”, garantiu. Um imóvel já foi sondado na região perto do presídio, que pode ser reestruturado e usado para internar menores em conflito com a lei.
 
O secretário afirmou que na já semana que vem uma equipe de sua secretaria virá a Itabira vistoriar o imóvel. Ele também pediu a colaboração da Prefeitura, no que diz respeito a recursos, e garantiu que o centro pode ficar pronto em sete ou oito meses. O prefeito Damon de Sena disse que está pronto para contribuir no que for preciso, inclusive na alocação de verbas.
 
Rômulo relatou ainda que, enquanto se discute o centro de internação em Itabira, os menores que cometerem crimes mais graves na cidade poderão ser internados em Ipatinga, onde um centro foi recentemente inaugurado.
 
Participam da reunião o coronel Machado, assistente militar junto à Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS); dr. Alexander, chefe-adjunto do 12º Departamento de Polícia Civil; dr. Henrique, juiz; comandante do 26º Batalhão, tenente-coronel Júlio Maria Abílio; coronel Bueno, da 12ª Região; promotores  e outras autoridades. O vereador Sueliton Souza disse que a reunião é o resultado de uma reivindicação sua e do deputado federal Lincoln Portela, representado no encontro pelo assessor Marcelo Reis.