Sem-Teto ganha apoio das igrejas católica e evangélica, Metabase e movimento de BH

Cadeirantes e crianças também participaram da passeata

Sem-Teto ganha apoio das igrejas católica e evangélica, Metabase e movimento de BH
Das 10 horas às 14 horas desta segunda-feira, 25 de abril, cerca de 200 pessoas, inclusive crianças, com faixas, bandeiras e carro de som fizeram um protesto em Itabira. Os manifestantes são do bairro Drummond, conhecido como Sem-Teto (ou Sem-Terra), que ganharam o apoio do Sindicato Metabase, da igreja católica, por meio do bispo dom Odilon Guimarães Moreira, e da igreja Metodista, além das Brigadas Populares – Pátria Livre, movimento de Belo Horizonte.
 
Durante todo o trajeto, os protestantes entoaram músicas evangélicas e gritos de guerra como: “moradia sim, despejo não”; “daqui não saio, daqui ninguém me tira”; e “o povo unido jamais será vencido”. Usando o carro de som, eles também chamaram a população para participar.
 
A passeata começou na rua Cinco, no Sem-Terra, passou pelo bairro São Marcos, avenida Mauro Ribeiro, avenida João Pinheiro e parou em frente ao prédio da prefeitura. Várias pessoas usaram o microfone para expor suas indignações, como o advogado e militante do movimento de Belo Horizonte, Joviano Meyer, o presidente do Metabase, Paulo Soares, e o líder do aglomerado, Adilson Gualberto.
 
Da prefeitura, compareceram ao protesto para tentar dar explicações o procurador jurídico do município, Gilberto Magalhães, e a secretária de Ação Social, Maria das Graças. Gilberto afirmou que o município não encontrou meios legais de evitar o despejo do aglomerado, mas ressaltou que o prefeito tem se empenhado em resolver a situação. Maria das Graças disse que fará tudo que tiver ao seu alcance.
 
Comissão
Uma comissão para defender os interesses dos moradores da área invadida foi montada para discutir o assunto. Às 11 horas, os integrantes nomeados entraram para reunião a portas fechadas com o prefeito João Izael. Os membros, Adilson Gualberto, padre José Geraldo, e o advogado Joviano Meya conversaram com os secretários do prefeito, mas não chegaram a um consenso. Durante esta tarde, mais um encontro seria feito para tentar atender parte das reivindicações dos moradores.