Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (26), a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou que, a partir da próxima segunda-feira (31), será exigido a apresentação de teste negativo para Covid-19 para entrada em eventos realizados na cidade. Atualmente, já é exigido também o comprovante de vacinação.
A Associação Mineira de Eventos e Entretenimento (AMEE) relatou que considera que a determinação da PBH “pode inviabilizar muitas iniciativas no segmento de eventos”. Segundo a associação, o custo para o público vai aumentar, visto que o mesmo terá que arcar também com o pagamento de testes.
Além disso, a AMEE questionou que pode ocorrer a falta de testes no mercado, algo que já tem sido notado na cidade devido a grande demanda. A associação mostrou insatisfação e ainda contestou “será que vão cobrar o comprovante de vacina e teste negativo para entrar em um ônibus lotado?”.
Novo protocolo
Segundo a Prefeitura, a medida de exigência de teste negativo para Covid-19 é “para diminuir a transmissibilidade do vírus”, a PBH também afirmou que “a decisão foi tomada após uma série de reuniões realizadas junto ao Comitê de Enfrentamento à Covid-19 para monitoramento dos indicadores”.
Os índices são acompanhados diariamente e têm apresentado aumento nas últimas semanas. Nesta quarta-feira(26), o Rt está em 1,15, a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid em 82,1% e de Enfermaria em 82,2%.