No segundo semestre de 2022, o Sicredi Liberdade deu início ao seu projeto de expansão em Minas Gerais. A cidade de Itabira foi escolhida para iniciar essa implantação e, para isso, recebeu uma agência inovadora, que rompe com os modelos tradicionais que estamos acostumados a encontrar em instituições financeiras. A inauguração desse novo espaço aconteceu na última quinta-feira (24).
A solenidade de lançamento da unidade Itabira teve a participação de Geraldo Ott Filho, presidente do Conselho de Administração do Sicredi Liberdade; Juliano Nunes de Oliveira, diretor executivo; Letícia Bosque, diretora de operações; Tales Stamm, gerente de desenvolvimento de negócios; Joamar Vieira, gerente regional de desenvolvimento; e Gustavo Sedrez Bunde, gerente da agência de Itabira.
“Estamos entregando em Itabira e para o Médio Piracicaba uma das agências mais modernas do Sicredi. Estamos antecipando o que o tempo obrigará a todas as instituições financeiras fazerem. Esse modelo de agência já é tendência na Europa e nos EUA há muito tempo. O que estamos fazendo é assimilando um processo de uso de dinheiro, que vem acabando, e decentralizando por meio de parcerias, o que a gente acredita muito”, contou Gustavo Bunde.
A proposta que o Sicredi Liberdade traz é menos formal e mais próxima da comunidade como um todo — o que passa por uma agência moderna, sem porta giratória, filas, caixas e mais interativa e digital. Em Itabira, a unidade localizada na praça Dr. Acrísio de Alvarenga conta com três salas de coworking, mais uma sala de reunião, que podem ser utilizadas tanto pelos associados quanto pelos não-associados, bastando realizar um agendamento prévio.
Além disso, a unidade leva em consideração dificuldades específicas da cidade para oferecer soluções para um atendimento ágil, confortável e personalizado. Por não contar com caixas, o funcionamento é mais flexível se comparado com os bancos tradicionais. Ao invés do horário de 11h às 16h, o Sicredi Liberdade estará aberto de 8h às 19h — o que expande, e muito, a capacidade de relacionamento com os clientes e facilita a realização de novos negócios.
A cooperativa possui, atualmente, quatro pontos de caixas eletrônicos em Itabira, assim como vários correspondentes bancários autorizados a receberem saques, pagamentos e depósitos. O Sicredi Liberdade também oferece outros meios de apoio à comunidade, como cursos de educação financeira e uma política de reinvestir de 1% a 3% dos resultados obtidos em projetos e demandas dos municípios em que atua. Um modelo alinhado com o objetivo de se aproximar cada vez mais das pessoas.
Projeto regional
O Sicredi Liberdade foi autorizado pelo Banco Central a expandir as suas atividades para 26 municípios que integram as regiões do Médio Piracicaba e do Vale do Aço.
“Quando a Scredi se instala em uma cidade, ela vem para [ajudar] o desenvolvimento local das necessidades daquela cidade ou região. Então todos os nossos desenvolvimentos vêm em prol da região em que está instalada. Tanto que já temos mais 1.600 municípios atendidos em todo o Brasil, com mais de 2 mil agências — e em 200 dessas cidades nós somos a única instituição financeira. Então esse desenvolvimento local é um dos nossos diferenciais”, conta Juliano de Oliveira.
A agência de Itabira foi a primeira inaugurada pela cooperativa em Minas Gerais — e se tornará um polo regional para as outras 26 cidades que compõem o projeto. “No Sicredi Liberdade, a nossa primeira agência de área de responsabilidade é Itabira, que se tornará um polo regional para 26 municípios. Dentro do nosso plano de expansão, avaliamos e escolhemos Itabira”, destacou Juliano de Oliveira.
Participação dos associados
Por ser uma cooperativa, os associados do Sicredi Liberdade têm voz ativa nas tomadas de decisões — ou seja, não são apenas clientes ou correntistas.
“Todos os associados são donos dessa instituição, eles fazem parte do quadro social desta instituição, e, ao final daquilo que eles se uniram para resolver, que são as operações financeiras — busca por crédito, investimento ou produtos e serviços do mercado financeiro —, o próprio associado ajuda a decidir o que será feito com esse resultado. O que tem acontecido é reinvestir uma parte e a outra é distribuída entre os associados de acordo com a sua movimentação”, afirmou Juliano de Oliveira.
Números do Sicredi
A rede Sicredi soma mais de 6 milhões de associados em todo o Brasil com mais de 2,4 mil agências, distribuídas em mais de 100 cooperativas — o que inclui o Sicredi Liberdade, que chegou a Itabira.
A cooperativa tem mais de 35 mil colaboradores e pelo 9º ano consecutivo figurou entre as Melhores Empresas para Você Trabalhar segundo a revista Você S/A; pelo sétimo ano consecutivo aparece no ranking Melhores & Maiores da revista Exame; e, em 2020, foi a segunda instituição com maior liberação de crédito rural.