“Siga-me”

“Vivemos hoje na era dos “likes”, das “curtidas”, do “ative o sininho” e de todo tipo de mentoria online. Onde o convite que predomina é: SIGA-ME”

“Siga-me”

“Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; quem perder a vida por minha causa, esse a salvará. Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder sua alma ou a causar dano a si mesmo? Porque qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do Homem, quando vier na sua glória e na do Pai e dos santos anjos”. (Lucas 9:23-26)

É interessante como o mundo real e virtual se confundem com o mundo espiritual. Vivemos hoje na era dos “likes”, das “curtidas”, do “ative o sininho” e de todo tipo de mentoria online. Onde o convite que predomina é: SIGA-ME…

A mais de dois mil anos atrás, Jesus fez o mesmo convite e continua  fazendo até o dia de hoje. Porém, ao ler os Evangelhos e observar a história, podemos perceber que muita gente já se encontrou com Jesus, mas poucos se tornaram, de fato, seus seguidores. E olhe que, não há ninguém que tenha um conteúdo tão relevante, uma companhia tão impressionante e um destino tão impactante.

Sobre esse incrível convite, façamos algumas reflexões dentro do texto bíblico que acabamos de ler: 

O CONVITE É PRA TODOS (“Dizia a todos…”). Jesus não faz acepção de pessoas, Ele não exclui ninguém, foi Ele quem disse: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”(Mateus11:28). “…o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora”(João 6:37). A oportunidade é estendida a todas as pessoas, sem qualquer discriminação ou preconceito.

O CONVITE NÃO É OBRIGATÓRIO (“Se alguém quer vir após mim…”). É para quem quer. Ninguém é obrigado, é opcional, é voluntário. É uma escolha pessoal. A obra de Jesus sempre visa nos conquistar, jamais nos escravizar, se não é o amor e a gratidão que nos mantém em Suas pegadas, não vamos muito longe.

O CONVITE É DECISIVO (“…quem perder a vida por minha causa, esse a salvará.” É decisivo por que envolve a salvação, se nossa causa for Cristo. É decisivo por que não haverá outra oportunidade. Acredite, viver para Cristo não é perda, é investimento. Planta-se o passageiro para colher o eterno. Ao nos chamar para segui-Lo, Jesus deixa implícito que não estamos autorizados a fazer o próprio caminho. Ele é o “Caminho”! Certa vez ouvi o seguinte: “Se queremos chegar aonde Ele chegou, devemos andar como e por onde Ele andou.” Jesus Cristo nunca abandonou os trilhos da Palavra de Deus. Veja o que a Bíblia diz:

“Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou” (1 João 2:6). Como é possível alguém dizer que está nesse Caminho chamado Jesus e fazer uma rota tão diferente daquela que Ele fez? Além disso, ao nos chamar para segui-Lo, Jesus deixa claro que não estamos autorizados a seguir outros. “Todos os caminhos levam a Deus”, MENTIRA! Só Jesus é o Caminho certo a seguir! “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6). Se você se sente perdido e não sabe que caminho seguir, Jesus disse: SIGA-ME.

O CONVITE É CONDICIONADO (“…a si mesmo se negue e dia a dia tome a sua cruz…”). Envolve renúncia e sacrifício diário. Aqui está o grande desafio. O não mais difícil de dizer é o não para si mesmo. Como seguir a Jesus quando tudo dentro de nós nos pede para ir por outra direção? É nessa hora que muitos viram as costas para Ele. Não é por acaso que a oração mais difícil que Jesus fez, a ponto de suar gotas de sangue foi:

“Seja feita a Sua vontade, não a minha… Contudo, não seja como Eu desejo, mas sim como Tu queres”(Mt.26:39). De fato, não é fácil abrir mão da própria vontade para submeter-se à vontade de Deus, mas esse foi o preço exigido por Ele e isso não é negociável. Afinal de contas, “que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder sua alma, ou causar dano a si mesmo?” E estejamos certos de que a vontade de Deus é boa, agradável e perfeita. (Romanos 12:2)

O CONVITE É PARA UM COMPROMISSO PÚBLICO (“…qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do Homem, quando vier na sua glória e na do Pai e dos santos anjos”). Não dá para ser um seguidor secreto, já vi pessoas que morrem de vergonha de carregar uma Bíblia, de compartilharem a Palavra de Deus, de serem vistos entrando em uma igreja, pessoas que preferem sacrificar os valores bíblicos do que serem chamados de cristãos. Isso será um grande problema quando gloriosamente Jesus Cristo voltar.

E ai, qual será a sua resposta para o convite de Jesus? 

Vagner Miranda é pastor da Igreja Halleluyah em Itabira

O conteúdo expresso neste espaço é de total responsabilidade do colunista e não representa necessariamente a opinião da DeFato.

 

cassino criptomoedas

MAIS NOTÍCIAS