Simulado de incêndio no Colégio Nossa Senhora das Dores evacua crianças em três minutos

Ação preventiva envolveu cerca de 70 crianças da instituição

Simulado de incêndio no Colégio Nossa Senhora das Dores evacua crianças em três minutos
Alunos participaram de simulado no Colégio Nossa Senhora das Dores – Foto: Filipe Augusto
O conteúdo continua após o anúncio


O primeiro simulado de emergência de incêndio do Colégio Nossa Senhora das Dores (CNSD), em Itabira, foi realizado nesta quinta-feira (5). A ação envolveu o Corpo de Bombeiros, Samu, Transita e alunos do curso de Engenharia Segurança e Saúde da Unifei. Cerca de 70 crianças, entre 4 e 6 anos, participaram do exercício, que foi completado em três minutos e 18 segundos.

O tenente do Corpo de Bombeiros, Marlon Medeiros, falou sobre o resultado do simulado, que levou em consideração o pior tempo e o pior cenário de emergência. “Foram marcados três tempos, mas vamos levar em consideração o pior deles, que foi de três minutos e 18 segundos. Um tempo bom. Vimos uma evacuação segura”, disse.

Ainda de acordo com o tenente, o exercício com as crianças tende a ser satisfatório devido a baixa estatura. “É um fator vantajoso para elas. Os adultos precisam abaixar a silhueta para sair, por conta da contaminação da fumaça. Um outro risco, além da fumaça, é o pisoteamento, mas a dinâmica é bem trabalhada com o treinamento”.

Cerca de 70 crianças entre quatro e seis anos participaram do simulado – Foto: Filipe Augusto

Arlene Madeira, coordenadora pedagógica da educação infantil ressaltou sobre a fundamentação do projeto na escola. “Começou com um projeto da Unifei, envolvendo os alunos do curso de Saúde e Segurança. Trabalhamos juntos desde março. Foram diversas etapas, sendo elas: encontro com professores, funcionários e alunos. Tudo de forma lúdica, com jogos e brincadeira, até chegar a finalização no dia de hoje”, finalizou.

O trânsito na Rua Santana ficou interditado pela Transita durante o simulado. Estavam disponíveis também uma ambulância do corpo de bombeiros e uma do SAMU. Profissionais de ambas equipes acompanharam todo o exercício. 

cassino criptomoedas