Site icon DeFato Online

Tempo de rever a vida e agradecer

Tempo de rever a vida e agradecer

Foto: Reprodução

O tempo tem passado tão rapidamente que muitas vezes não temos oportunidade de parar para rever a vida e agradecer. Este último mês do ano é uma oportunidade para que possamos fazer uma pausa para expressar a gratidão.

Rever a vida não é apenas recordar, mas reconhecer o quanto crescemos, o que superamos, o que precisamos deixar para trás e o que somos chamados a renovar. É fazer memória dos passos dados e perceber que Deus esteve presente em cada um deles: nos momentos de luz e também nos dias mais difíceis. Afinal, tudo o que vivemos foi aprendizado! E nós só vamos parar de aprender quando a morte nos levar. Enquanto vida tivermos, nós aprendemos. Somos aprendizes da esperança e ela não nos decepciona.

O ano de 2025 foi um ano de desafios e conquistas, de encontros e desencontros, de quedas e recomeços. Ao rever cada passo, percebemos que não caminhamos sozinhos: Deus nos sustentou, pessoas nos apoiaram, e a esperança nos empurrou para frente.

Aí de nós se não fossem as pessoas que caminharam conosco e, com todas elas, nós aprendemos e, acredito também, que a vida nos ensinou. A vida ensina quando abre portas, mas também quando as fecha. Ensina quando nos dá paz, mas também quando nos põe à prova. Ensina quando nos faz esperar e quando nos surpreende. O importante é ter um coração atento e disponível, e humildade para aprender sempre, sempre.

Olhando para trás podemos ver tantas pessoas que iniciaram o ano conosco e hoje não estão mais aqui. Algumas partiram cedo demais, outras seguiram caminhos diferentes, mas todas deixaram marcas em nossa história. O tempo não volta mais. O que passou, passou e agora resta acolher o presente com sabedoria, curar o que doeu, guardar o que foi bom e seguir adiante com o coração aberto. Afinal, o passado ensina, o futuro inspira, mas é no agora que a vida acontece. Portanto, vamos viver o agora, pois o ontem já foi, o amanhã não sabemos se virá.

Finalmente, vamos agradecer a Deus pela vida, pela fé que nos sustentou, pelas oportunidades recebidas, pelas pessoas que conosco conviveram, pelas portas abertas e até pelas que permaneceram fechadas, pois também elas nos ensinaram. Agradecer pelas pessoas que nos apoiaram, pelas que nos desafiaram e pelas que, de algum modo, deixaram sua marca em nós. A gratidão nasce do amor que vê o bem mesmo nas imperfeições; e exige coragem, pois nos faz humildes, nos lembra que precisamos uns dos outros, e que nada é totalmente mérito só nosso.

Neste final de ano tenha um coração agradecido apesar das dificuldades e decepções. A gratidão não ignora as dores, não nos afasta de nossas cruzes, mas ilumina o caminho para seguir adiante. Ela nos lembra que, mesmo entre os desafios, há sempre sinais de cuidado, gestos de amor, pessoas que nos sustentam, aprendizados que nos fortalecem.

“Que o Senhor te abençoe e te guarde. Que o Senhor faça brilhar sobre ti a sua face e te conceda a graça. Que o Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz” (Números 6,24-26).

Sobre o colunista

Padre Hideraldo Verissimo Vieira é pároco na Paróquia São João Batista – João XXIII, em Itabira, e licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com especialização em Ensino Religioso pela PUC Minas.

O conteúdo expresso é de total responsabilidade do colunista e não representa a opinião da DeFato.

Exit mobile version