Trabalho integrado para diminuir impacto das chuvas em Ouro Preto

Até o momento existem 30 famílias desalojadas, 72 pessoas em casas de amigos e parentes e duas famílias desabrigadas

Trabalho integrado para diminuir impacto das chuvas em Ouro Preto
Dados foram apresentados à imprensa durante coletiva – Foto: Ane Souz/Acom PMOP

A Prefeitura de Ouro Preto realizou na manhã desta segunda-feira, 27, uma coletiva de imprensa para apresentar o trabalho desenvolvido em razão das chuvas que atingiram o município nos últimos dias. O comitê integrado de órgãos públicos apresentou números à população. Além da Defesa Civil, o comitê inclui também as Secretarias de Desenvolvimento Social, Obras, Governo, Saúde, a Guarda Civil Municipal, Assessoria de Comunicação da Prefeitura, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

Números do fim de semana

A Defesa Civil relatou que no mês de janeiro caiu 70% a mais de chuva do que o esperado, e que realizou quase 500 atendimentos de sexta-feira a domingo. Já o Corpo de Bombeiros contabilizou 58 ocorrências no mesmo período, sendo uma delas por soterramento. A vítima foi socorrida a tempo e já recebeu alta médica.

Até o momento existem 30 famílias desalojadas, 72 pessoas em casas de amigos e parentes, duas famílias desabrigadas, duas casas danificadas e uma casa parcialmente destruída. Algumas ruas e estradas foram interditadas na sexta-feira, mas os caminhos já foram desobstruídos pela Secretaria de Obras, com apoio de comerciantes locais que auxiliaram no envio de maquinário e mão de obra.

Recursos federais

A administração municipal já entrou com a solicitação para incluir Ouro Preto no PAC das Encostas, do Governo Federal, e também para habilitar o município a receber parte dos 90 milhões de reais que serão destinados para os locais que sofreram danos com as chuvas.

Campanha em favor dos desabrigados

O comitê gestor da crise está realizando uma campanha de arrecadação de roupas, móveis e eletrodoméstico para as duas famílias que perderam tudo. Interessados em ajudar podem entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Social pelo telefone 31 3551-2969 ou 3559-3248 ou levar diretamente as doações ao Quartel da Polícia Militar (rua Dom Helvécio, 428, bairro Cabeças).

cassino criptomoedas