Transita estuda utilização da estrada 105 como alternativa de trânsito
Transita planeja ações para diminuir o fluxo de veículos na praça Acrísio Alvarenga, no Centro de Itabira
O Departamento de Transportes e Trânsito de Itabira (Transita) planeja uma série de projetos e ações com objetivo de melhorar o trânsito no Centro e em outros pontos críticos da cidade. Um estudo sobre a melhoria e viabilidade da estrada 105 como alternativa de desafogar o tráfego na região central e a melhoria na ligação entre bairros é uma destas ações.
De acordo com o chefe de departamento da Transita, Flávio Raimon da Silva embora a 105 seja uma estrada que já comporta um trânsito muito grande – principalmente de caminhões e veículos pesados – obras de alargamento, pavimentação asfáltica e modernização da sinalização vão tornar a estrada a principal alternativa de ligação direta entre bairros como: Campestre, Pará, Vila Amélia e Areão.
“Primeiro a gente está fazendo um levantamento topográfico da estrada 105 e tem partes dela, que dá para fazer este alargamento e tem partes que não dá. Estamos fazendo este estudo. É uma via que vai melhorar muito o trânsito da cidade e que desafogaria bastante o trânsito na praça Acrísio e avenida Mauro Ribeiro”, avaliou.
Ainda segundo Flávio Raimon, no atual estado em que se encontra, a estrada não oferece condição segura de tráfego e foi considerada como péssima, de acordo com a opinião de alguns itabiranos entrevistados pelo departamento.
“Conforme pesquisas de opinião que já foram realizadas pelo departamento de trânsito, as pessoas disseram que não passavam por lá, porque é uma estrada péssima. Não tem iluminação, é mato de um lado e de outro, além de ter muitos buracos na pista, o que faz com que os condutores de veículos fujam daquele local”, afirmou.
Contratações
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Daniel Alves de Lima, o setor de trânsito pleiteia, junto ao governo municipal, a nomeação de 20 agentes de trânsito para atuar de forma efetiva na fiscalização e organização do tráfego em Itabira. Atualmente o departamento conta com apenas seis agentes.
“Estamos no processo de receber novos servidores. A Transita está fazendo a solicitação de novos agente de trânsito. Já homologamos o concurso para a contratação de 20 novos agentes e depois disso a gente vai fazer uma reavaliação do efetivo que o departamento tem”, explicou o secretário.