Transita realiza inspeção de veículos escolares

As vistorias acontecem até o dia 29 de janeiro

Transita realiza inspeção de veículos escolares

A Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita) já iniciou as inspeções dos veículos escolares referente ao primeiro semestre de 2015. As vistorias acontecem até o dia 29 de janeiro e são realizadas na rua Sérgio Eisemberg, 52, bairro Fênix. O atendimento será feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, mediante agendamento prévio via telefone.

As vistorias são obrigatórias. Todos os veículos de proprietários cadastrados na Prefeitura para exercer a atividade de motorista escolar devem ser inspecionados. A medida atende ao Código de Trânsito Brasileiro (Lei Federal nº 9.503/1997, artigo 136 e alíneas) e ao Decreto Municipal nº 2.120/2004 (artigo 60 e parágrafos), que especificam as condições seguras para transportar passageiros em veículos escolares.

São inspecionados o sistema elétrico, os freios, a direção, os equipamentos obrigatórios como o cinto de segurança para todos os passageiros e o extintor de incêndio, as condições de circulação do veículo, a parte mecânica, o estado de conservação e os adesivos de identificação.

Se for constatada alguma irregularidade, o motorista terá um prazo determinado pela Transita para fazer a adequação e retornar para nova vistoria. Caso as mudanças não sejam feitas, o veículo ficará inapto para prestar o serviço. Aquele que atender todas as normas recebe um selo.

As inspeções são realizadas por um engenheiro mecânico contratado pela Prefeitura. Os agendamentos devem ser feitos pelo telefone 3839-2406.