O trecho da BR-040, conhecido como Rota dos Cristais, que liga Cristalina, em Goiás, à Belo Horizonte (MG), será leiloado na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) nessa quinta-feira (26). A empresa que vencer a concorrência vai se comprometer com a duplicação de 9,9 km da rodovia, construção de 342,9 km de faixa adicional e 61,6 km de vias marginais.
A Rota dos Cristais tem grande importância econômica e social, ligando o Centro-Oeste aos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. O ministro dos Transportes, Renan Filho, estará presente no evento de leilão do trecho da BR-040 nessa quinta-feira, assim como o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale.
O critério para o leilão da rodovia será o da menor tarifa somada à curva de aporte, com período de concessão por 30 anos. O trecho em questão da BR-040/GO/MG tem 594,8 km de extensão e a expectativa é de R$12,096 bilhões em investimentos, somando captação e serviços operacionais, além de uma geração de empregos estimada em 94 mil postos de trabalho diretos e indiretos.
Além das obras de duplicação e construção de faixa adicionais e marginais, também devem ser erguidas 43 passarelas de pedestres, executadas 18 passagens de fauna, instalados dois pontos de Parada de Descanso. Segundo o Ministério dos Transportes, mais de 4,2 milhões de pessoas serão beneficiadas.